Eu sou Bruno Okamoto, empreendedor da nova economia criativa, e estou construindo o maior ecossistema de Micro-SaaS do mundo.
Nesta coluna, meu objetivo principal é abordar sobre a nova economia do Micro-SaaS, trazendo informações sobre esse mundo tão promissor que envolve tecnologia, empreendedorismo, e life style business, ao mesmo tempo.
Para começo de conversa: você sabe o que são Micro-SaaS?
SaaS (do inglês, software as a service), antes dos Micro-SaaS, são produtos digitais que possuem receita recorrente mensal. Decorrente disso, os Micro-SaaS são pequenos negócios de SaaS que faturam até R$ 25 mil de receita recorrente mensal (MRR, monthly recurring revenue).
Em sua essência, são negócios modestos, que costumam usar bootstrap (framework para criação de sites e aplicações de forma simplificada), têm baixo custo operacional e, principalmente, resolvem um ou dois problemas muito bem, para um nicho específico.
A lógica básica do Micro-SaaS é ser simples. E o que isso quer dizer?
Isso significa que é um negócio rápido de ser construído, considerando o fato de ser “pequeno”, e que procura resolver uma ou duas coisas com excelência. Note, contudo, que, quando eu falo em “simples”, não quero dizer que seja algo ínfimo ou dispensável, mas sim algo simples no sentido de prático em sua criação, desenvolvimento, enfim, que não demanda processos complexos e custosos.
Tendo isso em vista, a proposta de um Micro-SaaS envolve baixa complexidade, impactando em produtos sem muitas funcionalidades, já que lida com funcionalidades direcionadas, facilitando, consequentemente, na forma de administração do negócio.
Na atividade cotidiana da gestão de um Micro-SaaS, a relação com os clientes/usuários permite a obtenção de feedback rápido e objetivo, que proporciona de forma direta a execução de melhoras significativas no produto, atendendo às necessidades dos interessados, desde que dentro do escopo proposto.
Tem-se, portanto, um processo enxuto e rápido.
O que diferencia efetivamente um SaaS de uma Micro-SaaS?
Em poucas palavras, para além do tamanho do negócio, que é muito menor quando se trata de Micro-SaaS, algumas das diferenças importantes entre esses dois tipos de empreendimento são:
Produto nichado, com público-alvo bem definido;
Administração enxuta, com poucas pessoas trabalhando para o negócio fazer acontecer;
Custo baixo, devido à estrutura simples;
Pequena base de usuários recorrentes, considerando um público limitado que faz parte do nicho;
Rentabilidade alta, com margens entre 75% e 95%;
Produto bem direcionado e menos generalizado, buscando atender uma necessidade específica.
Na prática, pela simplicidade de criação, estruturação e manutenção, o Micro-SaaS acaba por ser um tipo de negócio muito mais atrativo para o empreendedor, além de impactar de forma efetiva na vida do usuário, que precisa de uma funcionalidade específica para atender suas demandas.
E qual é a grande sacada desse ecossistema que eu chamo de “nova economia do Micro-SaaS”?
O Micro-SaaS, além de poder constituir um negócio “simples”, de impacto efetivo para o cliente, cria a oportunidade de os empreendedores viverem esse estilo de vida longe da complexidade, gerando uma receita recorrente mensal considerável, distante dos inúmeros desafios e dificuldades que fazem parte do processo de empreender e fazer crescer um novo negócio (comum).
Diferentemente do que se costuma ver no mercado, o empreendedor de Micro-SaaS tem um mindset direcionado à construção do seu pequeno negócio, com um produto simples e especializado, direcionado a um determinado nicho.
O “simples”, neste caso, pode e deve ser algo muito importante para o usuário, que entende determinado produto como indispensável e/ou que se ajusta perfeitamente para o seu dia a dia, atendendo a demandas importantes do seu cotidiano.
E quando se trata do benefício financeiro, o empreendedor de Micro-SaaS sai “ganhando”, sobretudo, porque lida com a mágica da receita recorrente, impactando em menos tempo dedicado a vendas, sendo uma estratégia aliada do negócio.
Finalmente, é possível viver de Micro-SaaS?
Essa é uma pergunta que venho buscando responder já há algum tempo, ao longo das várias horas que tenho gastado, ou, melhor, investido em cima de aprendizados acerca desse tema.
Muitos hoje buscam esse life style business que o investimento em Micro-SaaS pode oferecer, e são diversas as oportunidades que vêm surgindo no mercado brasileiro para potencializar a carteira de Micro-SaaS dos empreendedores que dedicam certo tempo de suas vidas a esses pequenos negócios. A própria inteligência artificial, que está na “boca do povo”, oferece mil e uma oportunidades de negócios que podem ser colocados em prática por SaaS.
Contudo, não posso ser irresponsável em dizer que é fácil viver de Micro-SaaS, já que estamos falando sobre negócios “simples” e pequenos, os quais, por muitas vezes, geram receitas “modestas”.
O x da questão é… viver de Micro-SaaS significa viver de um único negócio? E para essa pergunta a minha resposta é: não.
Nos próximos artigos vou falar um pouco mais sobre isso, e tenho certeza que você poderá tirar suas próprias conclusões. A mensagem que eu reforço, por ora, é que vejo muito potencial no mercado de Micro-SaaS e, não à toa, dedico grande parte do meu tempo sobre esses “pequenos negócios”.