Thumbnail

O mercado de trabalho em tech tem motivado muitos jovens a buscarem suas primeiras experiências área. No Gazz Carreira, serão apresentadas as principais tendências do setor e as estratégias para acelerar a inserção ou transição de carreira em tech.

Dia 18 de março

Workshop discute estratégias para aceleração e transição de carreiras em tecnologia

GazzConecta
17/03/2023 19:01
O entusiasmo do mercado de trabalho por profissionais que dominem ferramentas de tecnologia refinadas tem motivado muitos jovens a buscarem suas primeiras experiências profissionais na área tech. E, para encorajá-los ainda mais na construção de uma carreira dedicada a áreas como programação, cibersegurança e engenharia de dados, a XP Educação será apoiadora oficial do Gazz Carreira, evento que será realizado no dia 18 de março, em Curitiba, na sede da Gazeta do Povo.
O Gazz Carreira é uma imersão dedicada ao futuro do trabalho. No evento, a Faculdade XP, focada em tecnologia e finanças, promoverá o workshop “Tech e empatia: o futuro das carreiras” para falar sobre as oportunidades no setor.
A palestrante que irá representar a instituição de ensino será a executiva Larissa Santana, head de Operações da XP Educação e sócia da XP Inc. A executiva, atualmente, é responsável pelas operações educacionais da XP Educação e faz parte da XP desde 2019, quando chegou ao grupo para estruturar a equipe de audiovisual do InfoMoney.
Formada em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, atuou como repórter e editora por 15 anos, em veículos como revistas (Exame e Superinteressante), bem como em programas da TV Globo (Fantástico, Bom Dia Brasil e Jornal da Globo). Com suas reportagens, venceu 8 das mais importantes premiações de comunicação do país, como os prêmios Abril, CNI e Abecip.
No Gazz Carreira, Larissa irá conduzir um workshop que pretende debater as principais tendências na área de tecnologia, assim como estratégias para profissionais que buscam acelerar ou fazer uma transição de carreira para o aquecido mercado de tech.
“Vou discutir a penetração cada vez maior da tecnologia na nossa vida diária, e como isso tem influenciado as carreiras – por um lado, a tecnologia está invadindo modelos tradicionais de trabalho; de outro, pessoas formadas em carreiras 'analógicas' estão migrando para carreiras 'digitais'. E os profissionais mais bem preparados pra esse novo momento serão os capazes de equilibrar hard skills e soft skills, algo que trazemos muito em nossos cursos”, explica Larissa Santana.

Transição de carreira para área de tecnologia

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Faculdade XP com mais de 7 mil candidatos de seu processo seletivo, a transição de carreira para a área de tech é uma realidade que precisa ser considerada. Os dados indicam que mais da metade (54%) dos interessados na área de tecnologia estão em fase de transição de carreira, 19% buscam conhecimento para ingressar na área e 14% já atuam nela, mas querem acelerar a carreira com atualizações.
No levantamento qualitativo, feito em parceria com o hub de pesquisas Octolab Insights, a XP identificou que a principal motivação para o interesse em capacitação na área de tecnologia é o fato dos profissionais terem uma percepção de que é necessário estar antenado a um movimento global de inovação em curso. Além de mirarem em objetivos pessoais, como melhor empregabilidade, crescimento profissional e independência financeira.

A jornada educacional da Faculdade XP

Lançada em junho de 2022, a Faculdade XP nasceu para atender a demanda de formação especializada em tecnologia, sem custo de mensalidade para alunos de graduação até o fim da formação. Além disso, conta com MBAs em TI, negócios e finanças, bootcamps, cursos rápidos, trilhas de especialização e soluções em educação para empresas. A proposta é oferecer grades alinhadas aos desafios reais do mercado de trabalho, formando profissionais capacitados para o novo cenário tecnológico e financeiro do país.
No primeiro processo seletivo para as graduações em tecnologia da Faculdade XP, realizado em junho de 2022, a instituição recebeu mais de 127 mil inscrições (uma média de 300 candidatos por vaga), se tornando o vestibular mais concorrido do Brasil. Além disso, a partir de seu modelo 100% online e suas esteiras dedicadas exclusivamente ao ingresso de mulheres e pessoas autodeclaradas negras, a instituição fomentou a diversidade de gênero, raça, geográfica e de gerações em suas turmas. A primeira delas foi composta por 400 alunos, sendo 27% mulheres; 50% autodeclarados negros ou pardos; 45% fora da região sudeste; e 24 alunos com 43 anos ou mais.

Sobre o Gazz Carreira

O Gazz Carreira é um evento realizado no dia 18 de março, a partir das 9h, em um momento único de aprendizado para universitários, recém-formados e pessoas em transição de carreira. A imersão é patrocinada pela Philip Morris Internacional e acontece na sede da Gazeta do Povo, em Curitiba. Os ingressos estão disponíveis clicando aqui.
O evento é direcionado para estudantes ou recém-formados de diversas áreas, como administração, economia, negócios, tecnologia, comunicação, marketing, ciências sociais, exatas e economia criativa.
Entre as empresas confirmadas estão Philip Morris Internacional, XP Educação, Clube da Alice, Renault, GRPCOM, PUCPR, MadeiraMadeira, Kenzie Academy, UAU!HUB, muuda.work, Composta+, Contabilizei e Papoom. Saiba mais sobre a programação completa, clicando aqui. Ao final do evento, os participantes terão direito a um certificado.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão