Mulheres nos negócios
WIM Angels: grupo investe em mulheres empreendedoras
Mulheres investidoras que fazem negócios e investem em outras mulheres. Essa é a proposta do WIM Angels - Women Investment Movement, grupo de investidoras anjo surgido em 2021, em Curitiba, que tem como objetivo aportar recursos em empresas e startups lideradas por mulheres. O grupo soma quase 50 investidoras e já realizou cinco aportes até o momento.
Segundo o Female Founders Report, do Distrito, o número de startups fundadas exclusivamente por mulheres em 2020 era de apenas 4,7% – somando as cofundadas com homens (5,1%), apenas 9,8% dos negócios tinham fundadoras mulheres. O levantamento revela que as mulheres receberam apenas 0,04% do total de capital de risco investido no Brasil.
"Fundamos a WIM em 13 mulheres que entendem e compartilham as dores das mulheres empreendedoras. Em pouco tempo, juntaram-se ao grupo mais de 40 mulheres que acreditam nessa causa. Nosso propósito não é apenas investir, mas estar lado a lado com as empreendedoras , ajudando nas suas dificuldades, e de fato fazendo o smart money sair do papel", define Ana Paula Camargo, presidente da WIM Angels.
A Beorange, startup curitibana de inteligência administrativa fundada por Myle Pontes, recebeu recentemente um investimento pré-seed (de capital inicial) significativo da WIM Angels. O aporte, feito a partir de um valuation de R$ 10 milhões, busca acelerar o desenvolvimento de novas versões da inteligência artificial da empresa, que serão disponibilizadas no mercado nos próximos seis meses. A rodada foi encerrada com outros investidores que não poderão ser divulgados.
“Foi extremamente desafiador provar para os investidores que, de fato, estamos criando algo inovador”, declarou Myle Pontes. “Acredito que ser fundadora única foi uma barreira inicial”, completou. A Beorange é a segunda iniciativa empreendedora de Myle, contadora de formação, com sete especializações, incluindo uma na área de tecnologia.
A jornada para fechar a rodada de investimento foi intensa, durando seis meses desde o primeiro pitch até o fechamento da negociação. A persistência e a qualidade da proposta da Beorange foram fundamentais para conquistar o apoio das investidoras da WIM Angels.
Inclusão e empoderamento
A WIM Angels tem como compromisso a inclusão e o empoderamento das mulheres no universo dos investimentos, ao proporcionar aporte de capital e oferecer orientação estratégica para startups fundadas e geridas por mulheres. A iniciativa busca aumentar a representatividade feminina no cenário empreendedor e promover um ambiente mais diversificado e inclusivo.
O investimento é especialmente relevante considerando o cenário atual, no qual startups lideradas por mulheres enfrentam desafios significativos para obter investimentos. Myle destaca que a disparidade de investimentos entre startups lideradas por homens e mulheres reflete a desigualdade de gênero no ecossistema de venture capital (capital de risco). Ela ressalta que mulheres empreendedoras muitas vezes enfrentam questionamentos adicionais durante o processo de captação, incluindo dúvidas sobre sua capacidade de liderança e conhecimento técnico.
Myle Pontes, como mulher negra e proveniente da classe trabalhadora, enfrenta desafios adicionais em sua jornada empreendedora. Ela destaca a complexidade de romper as barreiras sociais para alcançar o sucesso no mundo dos negócios: "Furar as bolhas sociais para estar onde estou hoje é algo bem desafiador, porque quando você fala de mulheres pretas e pardas que estão empreendendo, a maioria delas é para sobreviver", afirmou Myle.
E vem aí o GazzSummit
O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.