Thumbnail

O dispositivo é capaz de diferenciar movimentos cotidianos, dos em direção ao rosto.

Prevenção

Contra Covid-19, adolescente cria relógio que impede que usuário toque o rosto

GazzConecta, com colaboração de Millena Prado
02/07/2020 17:00
Tocar os olhos, boca e outras regiões do rosto pode potencializar a contaminação pelo coronavírus e provocar outras doenças como as gripes. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS). E para evitar esse contato, fazendo desta medida de segurança um hábito duradouro, o jovem de 15 anos, Max Melia desenvolveu o VybPro, um relógio inteligente que vibra, assim que identifica que o usuário está prestes a tocar o próprio rosto.
A ideia para o dispositivo veio em 2018 quando Max e sua mãe Natalie Melia, pensaram em um sistema que pudesse reduzir os casos de gripe. O jovem, em entrevista à CNN, conta que percebeu a gravidade da Covid-19 quando seus pais contraíram a doença, o que o motivou a continuar com o projeto.
O relógio conta com sistema que pode ser ativado e desativado de acordo com as atividades do dia a dia. Foto: Divulgação/VybPro
O relógio conta com sistema que pode ser ativado e desativado de acordo com as atividades do dia a dia. Foto: Divulgação/VybPro
Idealizado e desenvolvido por Max, com base em pesquisas da University Bristol do Reino Unido, a tecnologia de detecção de movimentos alerta o usuário para movimentos em direção ao rosto. Para realizar atividades que envolvem toques na face, como se alimentar, o relógio conta com um botão que permite que o recurso seja desligado de acordo com as atividades do dia.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
Max contou à CNN que o objetivo é prevenir a contaminação por Covid-19. "Acredito que este dispositivo possa fazer uma diferença real na luta contra o coronavírus, estou determinado a fazer tudo o que puder para lançá-lo no mercado", afirmou.
O projeto de fabricação dos dispositivos está sendo financiado coletivamente e está em fase de captação de recursos. Com o objetivo de captar 74 mil dólares, a campanha atingiu até agora 28% da meta. A expectativa é que os primeiros dispositivos sejam entregues aos clientes em setembro. O financiamento permite ainda que as pessoas comprem relógios que serão doado para lares de idosos. Os lucros das vendas antecipadas serão revertidos em doações para casas de repouso e profissionais da saúde.