Thumbnail

Zonas de delivery em até 60 minutos foram valorizadas em até 10% nos mercados mobiliários de Pequim, Shenzhen e Xangai.

Tendências

10 tendências de consumo do mundo pós-pandemia comprovadas na China

Aléxia Saraiva
13/07/2020 22:58
O primeiro país a entrar na crise do novo coronavírus é também o primeiro a mostrar quais as principais tendências da reabertura da economia. A última região da China a sair do isolamento foi Wuhan, no dia 8 de abril – e, desde então, o país já deu sinais de quais comportamentos adotados durante a pandemia vieram para ficar. Esse foi o ponto de partida da pesquisa “10 tendências de consumo (validadas) no mundo pós-pandemia”, realizada pela Inovasia Consulting, consultoria especializada no país asiático.
O estudo foca no período de 60 dias após a reabertura e foi conduzido entre 2 de abril e 15 de junho sob um cenário de retorno ao trabalho e ao consumo. “Ao longo da coleta de informações, identificamos 10 tendências de comportamento do consumidor e mudanças econômicas registradas na China que, possivelmente, se replicarão em algum grau nos demais países que deixarem a quarentena, como o Brasil”, relata Felipe Zmoginski, CEO da Inovasia.
Para consolidar as tendências, a pesquisa se baseou em três fontes de informação. A primeira são os dados públicos disponibilizados pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China, organismo que consolidou dados da retomada da economia no país. Junto a eles, somam-se pesquisas de entidades privadas que também apresentaram seus balanços durante a pandemia. Por fim, a consultoria também realizou entrevistas in loco com especialistas, tais como acadêmicos e economistas, para validar as tendências encontradas.
Segundo Zmoginski, esses comportamentos são encontrados com mais força nas cidades da costa oriental da China, tais como Pequim e Xangai – o que indica que, no Brasil, os grandes centros urbanos serão mais impactados. "Quem está bem informado e percebe essas tendências tem mais chance de se organizar para atravessar a crise", aponta. Confira abaixo as dez tendências encontradas pela pesquisa: