Premiação internacional
Startup curitibana ganha prêmio do MIT por projeto de empreendedorismo inclusivo
Única startup brasileira selecionada para concorrer ao prêmio internacional Solve Global Challenges, promovido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), a empresa TamoJunto.org.br venceu a categoria Empreendedorismo Inclusivo e Trabalho Digno no último dia 29. Além de mentorias e apoio jurídico da universidade de tecnologia norte-americana para expansão do projeto, a startup também leva US$ 10 mil para investir nos negócios.
A Tamo Junto é uma plataforma de capacitação para microempreendedores de baixa renda que oferece conteúdo gratuitos que vão desde informações técnicas como montagem de fluxo de caixa e acesso a crédito até a preparação social e psicológica dos empreendedores com conteúdos motivacionais e soft skills.
Graças a essa característica, além do prêmio principal do MIT, a startup brasileira também recebeu outros três prêmios adicionais na mesma competição, patrocinados pelas empresas GM, Experian e Fundação Calouste Gulbenkian.
A premiação do MIT tem como objetivo encontrar empreendedores sociais e ajudá-los a ter um impacto duradouro e transformador. Esta edição recebeu 2,6 mil soluções inscritas de 135 países diferentes.
![Plataforma reúne 224 conteúdos de capacitação para microempreendedores.](https://cms-gazzconecta.s3.amazonaws.com/gazzconecta/2020/10/15175303/Tamo-Junto.jpeg)
De acordo com a co-fundadora do Tamo Junto, Luísa Bonin, uma das vantagens competitivas do projeto foi a linguagem acessível e divertida dos cursos, o que fez o número de usuários da plataforma crescer 150% durante a pandemia de Covid-19 e chegar a 75 mil inscritos.
"Nós entendemos que ninguém nasce empreendedor. Nossa metodologia leva em consideração que empreendedorismo é um conjunto de habilidades que você pode aprender e testar. Neste cenário, não basta apenar oferecer um conteúdo ensinando como abrir o seu cadastro como microempreendedor individual, mas também falar sobre autoconhecimento, confiança e enxergar-se como empresário", explica Bonin. "Isso, somado às métricas precisas que oferecemos como a de uma percepção real de aumento de renda, após a conclusão dos cursos e o modelo de negócios fez o projeto se destacar na competição", conclui.
Com o prêmio adicional da fundação portuguesa Calouste Gulbenkian, o próximo passo da startup é estabelecer parcerias para levar o projeto para a Europa. Na América Latina, os mais de 224 conteúdos oferecidos na plataforma estão sendo traduzidos para espanhol e especialmente selecionados para uma audiência de imigrantes recém-chegados ao Brasil. No futuro, uma das metas da startup é oferecer este conteúdo nos países vizinhos.
Fundada em 2014, a plataforma Tamo Junto é o braço digital da Aliança Empreendedora, uma instituição curitibana que apoia empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda. Mais de 100 mil empreendedores já receberam suporte da organização desde 2005.