Thumbnail

Maratona de Lives Smart City Expo

Promover conexões online é o ‘novo normal’ para relações entre empresas

Aléxia Saraiva
25/06/2020 16:37
Promover conexões que possam
alavancar negócios entre empresas brasileiras e norte-americanas é o objetivo
da Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio) desde sua criação, em 1919. Cem
anos depois, em 2019, três mil ações e eventos foram realizados entre
associados no Brasil com essa meta. Mas, em plena pandemia do novo coronavírus,
como superar o desafio do isolamento social e continuar com essa atuação e
auxiliar os negócios a permanecerem em pé?
Gustavo Silvino, gerente regional da Amcham Brasil, contou sobre os desafios da transformação digital potencializada pela quarentena durante o segundo bate-papo da 4ª Maratona de Lives promovida pelo Smart City Expo Curitiba, que nesta quinta (25) conversa com representantes de câmaras de comércio para entender como elas encaram o “novo normal” pós-crise.
Silvino comentou que a balança comercial entre EUA e Brasil movimentou, no último ano, US$ 106 bilhões, e a meta para 2025 é superar os US$ 200 bilhões. Só o primeiro trimestre de 2020 teve aumento de 6% em investimentos norte-americanos no Brasil com relação ao mesmo período do ano passado. Para ele, esse é um bom momento comercial entre os dois países, o que deve ser aproveitado.
“A Covid-19 é comum ao mundo inteiro – alguns países entram na crise antes e saem antes, outros depois. Enquanto isso, a gente precisa fazer a lição de casa enquanto Brasil e promover conversas estruturantes junto ao governo, como reformas tributária e administrativa”, pontua.
Já no relacionamento entre empresas brasileiras, a lógica da Amcham não é pensar com as empresas como a retomada deve ser feita, mas sim o convívio com a nova situação de presença do vírus. “Vamos viver isso por mais alguns meses, quiçá até termos vacina. Por isso, não pensamos na retomada como um interruptor que liga para o modo normal - esse normal não existe mais. Então oferecemos um racional de convívio, de como perpetuar a saúde da empresa na situação sanitária atual”, relata.
Para isso, a transformação digital é essencial. Ele aponta que há dias com mais de 20 eventos online promovidos pelos associados. A própria Amcham, que desde de 2018 estava mudando sua lógica para o meio digital, viu esse movimento ser alavancado pelo isolamento social. Além do aplicativo próprio, a empresa tem investido no Amcham Connect, site que conecta associados e disponibiliza conteúdos on demand. "Precisamos pensar o futuro com essa visão digital", salienta.

Movimento Soma

Silvino lembra que, no contexto da pandemia, a associação lançou em abril o Movimento Soma, plataforma de conexão entre governo, empresas e sociedade civil para organizar doações segundo a necessidade e a disponibilidade entre os atores. Ele aponta que, em pouco mais de 60 dias, a ação conseguiu movimentar mais de R$ 750 milhões, que foram doados nesse período.
"Lá elencamos quais as necessidades atuais do governo e quais iniciativas oferecidas pelos associados - seja de forma gratuita, seja em condição diferenciada", pontua. "Essa foi uma forma de ser atuante em relação à sociedade".

Maratona de lives

Ao longo desta quinta-feira (25), são realizadas mais transmissões com representantes da Amcham Brasil, da Câmara Brasil-Israel no Paraná e o Departamento de Cidades Inteligentes do Reino Unido.As lives podem ser acompanhadas pelo Instagram do Smart City Expo Curitiba e na sequência ficarão disponíveis na íntegra no GazzConecta, media partner do evento.