Conheça
Bairro 22@, em Barcelona, é exemplo de inovação para cidades inteligentes
De espaço fabril até a consolidação da sociedade do conhecimento. Assim é conhecido o 22@, bairro de Barcelona que é um dos exemplos de sucessso em soluções de smart cities. Entre as prioridades para a construção do espaço estão o fortalecimento da economia local e qualidade de vida da população.
O bairro foi revitalizado após o declínio da indústria do local no século XIX. Através de um plano de longo prazo, com o comprometimento de todos os agentes, uniram-se no bairro o governo, universidades, sociedade e empresas.
Este ano o 22@ completa 20 anos com mais de 9 mil empresas e 90 mil trabalhadores morando no bairro e em suas proximidades. O planejamento da região prevê que as pessoas possam morar e trabalhar no em locais próximos, diminuindo a necessidade de transporte e causando impacto positivo no meio ambiente.
Toda a infraestrutura foi construída em uma parceria público privada, com investimento de mais de 200 milhões de euros. Apenas 10% deste montante foi de verbas do governo local, um exemplo onde o Estado cria as condições e a iniciativa privada investe o capital. Este modelo de financiamento é um dos pilares do conceito de Smart City.
Umas das maneiras de incentivar o desenvolvimento do espaço foi através de um plano urbanístico que permitiu a construção de prédios mais altos, em troca, a prefeitura ficou com cerca de 30% do terreno do bairro.
No espaço, de posse do governo, foram construídas moradias sociais, zonas verdes e espaços para educação como hubs de inovação e universidades. Isso permitiu criar um ambiente propício à moradia que atraiu dez centros universitários instalados no bairro.
Para Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba, os espaços do Vale do Pinhão, na capital paranaense, foram inspirado no modelo de Barcelona. "Nós observamos que esta é uma área totalmente revitalizada, de moradia estrategicamente localizada. Isso é um bom exemplo mundial de uma acupuntura urbana, com planejamento que muda a cara da região", descreve Eduardo.
One Stop Shop do 22@
Na entrada do 22@ existe o MediaTIC, porta de entrada do bairro, o epicentro do distrito. Ali, concentram-se todas as informações que o cidadão e as empresas precisam para abrir uma empresa ou contratar um talento. O espaço é um primeiro passo para tornar processos de formalização de empresas menos burocráticos e mais ágeis.
No bairro existem capacitações na área de tecnologia desde o nível básico, como mandar um e-mail, até programas de qualificação para programação. O centro de educação, chamado de Cibernarium, já forma mais de 14 mil pessoas todos os anos.