Foco nos cidadãos
Smart City Expo Curitiba 2025: transformar as cidades para construir felicidade
O Smart City Expo Curitiba 2025 começou nesta terça-feira (25) com debates importante sobre o futuro das cidades inteligentes. Com a chancela da Fira Barcelona, idealizadora do Smart City Expo World Congress, o evento reúne especialistas e líderes globais para apresentar e explorar soluções inovadoras para os desafios urbanos contemporâneos. A programação segue até quinta-feira (27).
As smart cities (cidades inteligentes) adotam um modelo urbano que utiliza tecnologia e dados de forma estratégica para aprimorar infraestrutura, serviços e a qualidade de vida dos cidadãos. O conceito se aplica a áreas como mobilidade, sustentabilidade, governança e segurança.
A edição de 2025, que tem como tema "Transformando cidades: Construindo Felicidade", concentra-se no uso da tecnologia para promover o bem-estar da população.
Com expectativa de atrair mais de 20 mil visitantes, o Smart City Expo Curitiba também se consolida como um impulsionador de negócios. No ano passado, a feira movimentou cerca de R$ 350 milhões.
Curitiba: inovação para melhorar a qualidade de vida do cidadão
A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; do secretário de Inovação do Paraná, Alex Canziani; do diretor internacional da Fira Barcelona, Ricard Zapatero; e do sócio-fundador do iCities, Beto Marcelino, que destacou a importância do fórum internacional para o Brasil, a relevância de suas temáticas e os eventos paralelos que, a partir deste ano, passam a integrar a programação do Smart City Expo Curitiba.
Em 2025, o evento passa a ser realizado na Ligga Arena, um dos estádios mais modernos do Brasil, com uma estrutura sete vezes maior do que a das cinco edições anteriores. Isso permitiu a inclusão de eventos paralelos na programação, como o inédito Fórum Econômico Smart Brasil e o GazzSummit Agro e Foodtechs, promovido pelo GazzConecta, que acontece nesta quarta (26) e quinta-feira (27).
O representante da Fira Barcelona, Ricard Zapatero, destacou o protagonismo de Curitiba, que hoje sedia o segundo maior evento de cidades inteligentes do mundo, ficando atrás apenas de Barcelona. Ele também mencionou a presença do evento em cidades como Nova York, Xangai e Riade, todas comprometidas com inovação, sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida – princípios fundamentais de uma cidade inteligente.
O secretário de Inovação do Paraná, Alex Canziani, reforçou o compromisso do estado com a inovação e o desenvolvimento econômico, fundamentais para garantir uma melhor qualidade de vida à população. Antes da abertura oficial, em coletiva de imprensa, Canziani anunciou a reformulação da pasta, que agora passa a se chamar Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial. Segundo ele, a mudança reforça o compromisso do Paraná com o avanço tecnológico e busca consolidar o estado como referência nacional e internacional na área.
O prefeito Eduardo Pimentel também destacou as conquistas de Curitiba como cidade inteligente. Em entrevista ao GazzConecta, ele falou sobre o papel central da cidade no cenário global de inovação urbana:
Curitiba se estabelece como um centro de inovação mundial, onde se moldam tecnologias que transformam a realidade das cidades. Cada tecnologia, cada ideia criativa e cada inovação apresentadas aqui têm um objetivo primordial: elevar a qualidade de vida da nossa população, diz.
Pimentel enfatizou a relevância de Curitiba ao sediar um evento da envergadura do Smart City Expo Curitiba, destacando o impacto global das discussões e soluções propostas: "Estamos no epicentro do segundo maior evento de cidades inteligentes do mundo. Curitiba lidera a vanguarda, buscando soluções inovadoras que possam inspirar e ser replicadas em outras cidades, tanto no Brasil quanto no mundo."
O prefeito ressaltou que a inovação só tem sentido quando beneficia diretamente o cidadão, aprimorando seu cotidiano. Ele também anunciou o desenvolvimento de um aplicativo baseado em inteligência artificial, que fornecerá informações e serviços de forma ágil e eficaz, reforçando o compromisso da gestão com a transformação digital e a melhoria dos serviços públicos.