Thumbnail

Observatório avaliou mais de 18 mil empresas em todo o Brasil em relatório. Crédito: Divulgação

Mais de 18 mil empresas mapeadas

Sebrae revela Top 10 de cidades com mais startups no Brasil

GazzConecta
13/05/2025 10:54
O Sebrae Startups divulgou nesta semana a nova edição do Startups Report Brasil 2024, um estudo abrangente do Observatório Sebrae Startups que mapeou mais de 18 mil startups em todo o território nacional. O levantamento oferece um panorama detalhado sobre as tendências, perfis e dinâmicas do ecossistema de inovação brasileiro, consolidando o Sebrae Startups como fonte de referência para informações do setor.
Décio Lima, presidente do Sebrae, enfatizou o papel estratégico da plataforma Sebrae Startups e seu observatório na democratização do acesso à informação e no fortalecimento de pequenos negócios inovadores. "O caminho da inovação é irreversível, e nosso compromisso é criar oportunidades para que essas novas empresas floresçam em todos os cantos do Brasil", afirmou.
O Observatório Sebrae Startups funciona como uma plataforma de integração e democratização de dados sobre startups, abrangendo todo o ecossistema de inovação. O Sebrae Startups, por sua vez, é uma plataforma que visa capacitar, conectar e fortalecer empresas em estágio inicial, promovendo o empreendedorismo inovador em todo o país e buscando criar a maior rede de startups da América Latina.
Ranking aponta descentralização do eixo Sudeste
Um dos pontos centrais do relatório é o ranking das cidades com o maior volume de startups. São Paulo lidera a lista com 1.911 startups, demonstrando a força de seu ecossistema. Florianópolis se destaca na segunda posição com 780 startups, evidenciando sua relevância no cenário tecnológico nacional. O Rio de Janeiro ocupa o terceiro lugar com 581 startups.
Brasília (448), Recife (438), Curitiba (415), Fortaleza (406), Belo Horizonte (399), Teresina (369) e Natal (361) completam o Top 10, sinalizando um crescimento significativo e uma descentralização do ecossistema de startups para além do eixo Sudeste. O relatório aponta que, embora São Paulo se mantenha como o principal polo, o desenvolvimento de ecossistemas em cidades do Nordeste, como Recife, Teresina e Natal, é uma tendência notável.
TI, saúde e educação entre as principais áreas de atuação
O Startups Report Brasil 2024 também revela outros dados importantes. Houve um aumento de 59% no número de startups mapeadas em comparação com o ano anterior. O modelo de negócio B2B é predominante, adotado por 50,94% das startups. Os principais segmentos de atuação incluem Tecnologia da Informação (13,74%), Saúde e Bem-estar (11,16%) e Educação (8,81%). Quase 30% das startups possuem mais de cinco anos de fundação, e a maioria (33,45%) se encontra em estágio de validação.