Inscrições até 15 de setembro
Sanepar, Lactec e Hotmilk anunciam parceria estratégica
Uma colaboração estratégica entre a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o Instituto Lactec e a Hotmilk, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), está em curso para impulsionar a digitalização e a sustentabilidade no setor de saneamento. A parceria se materializa por meio do edital Celeste, parte do programa Sanepar Labs, que convida startups de base tecnológica de todo o país a submeterem propostas de soluções inteligentes para os desafios da área.
As inscrições para a chamada, que estão abertas até 15 de setembro, buscam projetos com potencial de impacto em áreas como a aplicação de realidade aumentada para manutenção de infraestruturas, o desenvolvimento de sistemas de micromedição de água de baixo custo, a otimização da gestão energética em unidades operacionais remotas e a integração de múltiplas fontes renováveis. A iniciativa busca o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com foco em soluções de baixo ou médio grau de maturidade tecnológica, que estejam alinhadas às necessidades do setor.
As startups selecionadas no programa serão beneficiadas com uma gama de recursos que incluem conexões estratégicas, apoio consultivo, capacitação e acesso à infraestrutura e aos parques tecnológicos da Sanepar. A parceria é vista como um passo significativo para consolidar a Sanepar como uma empresa de inovação, trazendo novos modelos de atuação para o saneamento.
O Lactec, que recentemente liderou o Future Grid, um Centro de Competência credenciado pela Embrapii, irá adaptar o conceito de redes inteligentes, tradicionalmente utilizado no setor elétrico, para o saneamento. Essa estratégia busca trazer mais agilidade no atendimento ao consumidor e criar soluções escaláveis para o ecossistema.
A Hotmilk, por sua vez, reforça a articulação entre ciência, mercado e impacto social, ampliando as possibilidades de aplicação da tecnologia em benefício da população e solidificando a posição do Paraná como um polo de soluções inteligentes para o setor.