Thumbnail

Equipe do Instituto GRPCOM na entrega do Prêmio Ser Humano 2023.

Terceiro Setor

Projeto Mobiliza, do Instituto GRPCOM, é reconhecido no Prêmio Ser Humano 2023

GazzConecta
24/08/2023 19:43
O Projeto Mobiliza, que apoiou ONGs do Paraná em seus principais desafios de gestão e comunicação, foi premiado na última terça-feira (22) com o segundo lugar na categoria ESG do Prêmio Ser Humano 2023, conferido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR). Esta é a 12ª edição da premiação que busca valorizar as melhores iniciativas em gestão de pessoas, dentro e fora das organizações.
Lançado no segundo semestre de 2022, o Projeto Mobiliza é uma iniciativa do Instituto GRPCOM | Grupo Paranaense de Comunicação em conjunto com o Instituto Ibgpex de Responsabilidade Socioambiental e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), com a colaboração de ONGs, voluntários e mentores. Nele, 21 Organizações da Sociedade Civil (OSC), de 10 municípios do Paraná, participaram de cursos de capacitação e mentorias com especialistas nas áreas de gestão e comunicação com o objetivo de melhorar a captação de recursos dessas ONGs.
Para o projeto, foi criado o primeiro curso de mentores do Terceiro Setor do Brasil, capitaneado por Eduardo Bortoleto, da PTI-BR. Depois de formados, os mentores atuaram diretamente com as ONGs selecionadas por meio de um processo seletivo. "O objetivo do curso foi dar subsídios a esses mentores para que eles pudessem atuar de forma a acelerar as organizações do Terceiro Setor nas frentes definidas pelo projeto: captação de recursos, gestão e comunicação", explica Ana Gabriela Simões, superintendente do Instituto GRPCOM. As ONGs também passaram por cursos de capacitação.
Outro objetivo do projeto foi valorizar a participação dos colaboradores do Instituto Ibgpex e do próprio Grupo Paranaense de Comunicação no programa de mentoria para que eles também pudessem atuar ativamente junto às comunidades atendidas pelas ONGs selecionadas. "Esse olhar para as pessoas que é muito particular do Instituto GRPCOM e da área de pessoas e cultura do grupo, o que nos torna capazes de criar conexões e apoiar a comunidade", ressalta Ana Gabriela.
Ela ainda destaca o forte comprometimento do Instituto Ibgpex, do Grupo Uninter, e do Parque Tecnológico como realizadores da iniciativa. "O projeto reuniu três grandes instituições para atuar em um gap identificado do Terceiro Setor e, para isso, mobilizaram seus próprios colaboradores como voluntários. Esta foi uma das grandes conquistas da iniciativa", destaca.
"Todos saíram ganhando nessa iniciativa inédita: os realizadores, por poderem concretizar sua missão; as ONGs, porque tiveram, além da formação teórica, a mentoria para ajudar em seus principais desafios de gestão, comunicação e captação de recursos; os mentores, porque foram formados na primeira turma de mentores do Terceiro Setor do Brasil e tiveram a oportunidade de, pelo voluntariado, ajudar essas organizações e, ainda, puderam ampliar seus conhecimentos", finaliza a superintendente do Instituto GRPCOM.
O primeiro lugar na categoria ESG do Prêmio Ser Humano 2023 foi para o projeto Desenvolve Tamarana, da Tamarana Tecnologia.