Thumbnail

Gabriel Coltre Andrade, CEO da Almox Tech, e o cofundador da startup, Matheus Muraski. Crédito: Divulgação.

Top 10

Programa do Sebrae/PR promove o crescimento de startups

GazzConecta
18/01/2024 15:33
Com um plano de ação personalizado, dez startups paranaenses foram selecionadas para seguirem no Top 10, programa promovido pelo Sebrae/PR com o objetivo de auxiliar na escalabilidade de empresas inovadoras mapeadas pela instituição devido ao potencial de crescimento. Com início em julho de 2023, na média, as participantes tiveram 16,94% de aumento de faturamento, o número de clientes ativos subiu 6,16% e o número de colaboradores cresceu 16,30%. As informações são do Sebrae/PR.
Na primeira etapa, em 2023, foram selecionadas 66 startups em todo o estado, com potencial de inovação e escalabilidade. Elas participaram de mentorias coletivas durante um semestre. Na segunda fase, dentre essas, foram selecionadas as dez startups mais promissoras no programa. Elas simbolizam a inovação e o potencial de crescimento no cenário empresarial inovador no Paraná.
As selecionadas foram: AeonVR, Agende, Almox Tech, Blueez, CustomerX, Faturágil, RH Gestor, Sismetro, Visitown e Zirconium.
De acordo com o coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, o programa permite identificar e apoiar as startups mais promissoras do mercado e promover ações de aceleração e crescimento, por meio de estratégias com atendimentos individual e personalizado, buscando acelerar o processo de crescimento da empresa.
“Após a seleção, elas recebem mentorias individuais e apoio personalizado para escalar ainda mais suas operações. O Sebrae procura, com isso, prepará-las não apenas para o sucesso imediato, mas para uma trajetória sustentável e impactante no ecossistema empresarial”, diz Tortato.

Seleção

Para determinar as Top 10 Paraná, foram considerados critérios que incluíram o desempenho financeiro das empresas (crescimento do faturamento bruto nos últimos 12 meses) e atratividade no mercado (avaliada por fatores como receita mensal recorrente, número de clientes ativos e taxa de queima de caixa). Também foram critérios decisivos na seleção, o potencial do modelo de negócio, o mercado alvo, a experiência do empreendedor e o encaixe do produto no mercado, além da assiduidade e a participação ativa na primeira fase do programa.
Tortato complementa que a iniciativa vai além de simplesmente identificar as startups; ela sinaliza para investidores e para o mercado quais empresas merecem atenção especial.
“Isso cria uma ponte importante entre os empreendedores e os principais atores do ecossistema, promovendo uma rede de apoio e de colaboração essencial para o crescimento contínuo”, comenta.

Primeira fase

Em 2023, as startups selecionadas tiveram um plano de ação personalizado, com diagnóstico, ações de acesso ao mercado e conexões dentro e fora do Paraná. As empresas também tiveram benefícios exclusivos como conexão com clientes estratégicos e com a rede de investidores parceiros do Sebrae, mentorias estratégicas, consultorias personalizadas, assessoria de imprensa, acesso a programas exclusivos e participação em missões técnicas.

Na capital

Em Curitiba, a Almox Tech surgiu em 2022 com uma solução para otimizar a gestão de estoques em canteiros de obra. O problema foi identificado por Gabriel Coltre, CEO da startup, enquanto trabalhava na área e percebeu que os estoques geravam diversos problemas de gestão, prejuízos financeiros e baixa eficiência operacional as construtoras.
“Temos uma solução para a gestão de estoques no setor da construção. Resolvemos a eficiência de processos por meio da digitalização no controle de almoxarifados, diminuindo riscos dentro do canteiro e otimizando a relação entre escritório e obra, por meio de uma ferramenta intuitiva”, explica Gabriel.
Atualmente, a startup gerencia mais de um milhão de metros quadrados que somam mais de R$ 100 milhões em estoques gerenciados.
“Dentre nossos momentos marcantes, fomos vice-campeões do programa Rocket na categoria gestão, em 2021; ranqueados pelo Top 10 Santander X Brazil Award no mesmo ano; e, em 2022, fomos acelerados pela Vedacit, na maior aceleração de startups de construção do país”, relata.
Em 2023, a startup registrou crescimento de 800% em relação ao ano anterior, com expansão da solução para três estados e aumento de carteira de clientes em 300%. Para 2024, segundo o CEO, a expectativa é crescer mais 500%.
“Vamos realizar captação de investimentos e expandir nacionalmente a solução para o mercado da construção, para integrar nossa solução com os principais ERP (sigla em inglês para software de gestão) do mercado”, projeta.

RMC

De São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a BlueEz oferta uma ferramenta para otimizar e diminuir a burocracia do processo de cotações de preços e compras de médias e grandes empresas. Como integrante do programa Top 10, o CEO e fundador, Edgar Meante, conta que o negócio deu um salto significativo.
“Tínhamos uma meta bem alta para este ano e o Top 10 nos ajudou a aumentar o nosso faturamento anual em sete vezes em comparação com 2022”, comemora.
A startup está no mercado há dois anos e tem uma carteira de 30 clientes, formada, em sua maioria, por construtoras, mas também por bancos, seguradoras e empresas de logística. Meante afirma que as mentorias oferecidas pelo programa ajudaram a melhorar o atendimento aos clientes e, também, a organizar o negócio para a captação de investimentos no futuro.
“Além das consultorias, fizemos networking. Visitei empresários e recebi alguns deles na empresa. Aprendemos a importância da exposição da marca em eventos. Graças ao Sebrae, isso se tornou parte da nossa estratégia, porque entendemos que dá resultado, somos lembrados pelos clientes e conseguimos fechar negócios”, completa.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão