Receita de sucesso
Power House 2020 destaca importância da inovação para quem deseja empreender
Empresas que não inovarem, tanto em tecnologia como em novos serviços e produtos, estão com os dias contados. Este foi o mote do Power House 2020, evento de empreendedorismo e inovação, que aconteceu neste sábado (4), em São Paulo.
Participaram do evento grandes empresários do país, como Carlos Wizard, fundador do Grupo Multi, Flávio Augusto da Silva, fundador da Wise Up, Renata Vichi, vice-presidente do Grupo CRM, dono das marcas Kopenhagen, Lindt e Brasil Cacau.
Nomes como Sandro Magali, cofundador do meuSucesso.com, Anderson Cavalcante, fundador da Buzz Editora, Ícaro de Carvalho, fundador da escola O Novo Mercado, Eric Varga, vice-presidente na Kinea Private Equity, Rony Meisler, CEO do grupo Reserva, Gustavo Caetano, CEO da SambaTech, Adriana Sant’Anna, empresária e influenciadora digital, Rick Chester, mensageiro aprendiz, e Julio de Angeli, VP de educação da Afya Educacional também marcaram presença no palco do evento.
Equity
Para que qualquer investimento em inovação gere resultados, Flávio Augusto da Silva, que cresceu na periferia do Rio de Janeiro e ergueu a Wise Up a partir de um empréstimo, reforçou a importância de vender bem o “próprio peixe” e focar no equity (valor do negócio). “Uma empresa que não inova e não gera resultados faz do empreendedor um trabalhador mal sucedido sem direitos trabalhistas”, disse.
O ideal, para o empresário, é focar sempre no futuro do negócio. “Não devemos contratar um simples pagador de contas para o setor financeiro, mas sim alguém que pense em equity".
Já a rede Frango Assado, do grupo IMC (International Meal Company Alimentação) é um exemplo de empresa tradicional que se mantém inovadora. Fundada em 1952, a marca vai lançar em breve um aplicativo para compra antecipada de produtos e retirada na loja, revelou Wizard, dono da rede, no evento.
Segundo o empresário, o objetivo da tecnologia de multicanalidade é que motoristas e passageiros possam verificar o cardápio da rede pelo smartphone e comprar os produtos na estrada — retirando os pedidos em poucos minutos. “Quem não estiver de olho na inovação, vai ficar de fora do mercado”, afirmou ele, em coletiva de imprensa.
Após anúncio de sinergia com a Pizza Hut e com o KFC, Wizard afirmou que a rede Frango Assado vai abrir franquia este ano, sem revelar prazo e expectativa de unidade. Até o final de 2020, 20 restaurantes da marca terão unidades das redes norte-americanas de pizzaria e frango frito. “As lojas não serão concorrentes, mas sim complementares. O produto mais vendido do Frango Assado, por exemplo, é o pão com semolina. Fomos até procurados pelo GPA para venda do produto”, reforçou Wizard."
Inovação em produtos
Única herdeira do Grupo CRM, Renata destacou que inovação também é ousar na criação de produtos para grupos de consumidores não atendidos pelo mercado — até mesmo no setor de chocolates.
Dentro desta estratégia, a centenária Kopenhagen lançou no final do ano passado a Soul Good, linha de chocolates com ingredientes naturais e sem açúcar, e a rede de cafeterias Kop Koffee. Com as novidades, o grupo fechou 2019 com um crescimento de 15% em relação a 2018.
Segundo a empresária, os chocolates saudáveis, em menos de um ano, já representam 7% do faturamento da Kopenhagen. “A adesão do público foi tão grande que teremos uma planta apenas para produzi-los”, afirmou ela.
Outra grande inovação da Kopenhagen, segundo Renata, foi investir em cafeterias, por meio da marca Kop Koffee — também lançada no final do ano passado. E o motivo é claro: a venda de cafés representa 30% do faturamento da fabricante de chocolates premium. “Temos 15 operações próprias e devemos e trabalhar em franquias no segundo semestre deste ano”, adiantou ela, sobre a nova marca.