A pesquisa “Conflito geracional no trabalho: como diminuir diferenças e construir um ambiente diverso” foi realizada pelo GazzConecta, a Muuda.Work e a Maturi.
Pesquisa exclusiva: 66% dos profissionais não veem conflito entre gerações no ambiente de trabalho
Flávia Schiochet, da Content Store
23/08/2023 13:58
O aumento da expectativa de vida e o avanço das tecnologias transformaram o ambiente de trabalho nas últimas décadas. Com a frenética digitalização das empresas, o tempo, que já separa as gerações naturalmente, acelerou-se. As empresas passaram a ter um ritmo de trabalho mais intenso, digital e, muitas vezes, com quatro gerações coexistindo nas corporações: Baby Boomers (1946-1964), X (1965-1980), Y (1981-1996) e Z (nascidos a partir de 1997).
Com tamanha diversidade, será que as gerações entram em conflito no ambiente de trabalho? Foi esta a pergunta que norteou a pesquisa "Conflito geracional no trabalho: como diminuir diferenças e construir um ambiente diverso",realizada pelo GazzConecta, plataforma de inovação e empreendedorismo da PinÓ, a Muuda.Work, especialista em recrutamento, e a Maturi, focada em capacitação para empresas e pessoas 50+, visando o aumento da diversidade etária no mercado de trabalho.
O e-book com todos os resultados do levantamento foi lançado na manhã desta quarta-feira 23, durante a programação do MaturiFest, maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ do Brasil. O estudo busca verificar quais são as diferenças geracionais, seus comportamentos no ambiente de trabalho, assim como entender se, de fato, há um conflito de gerações em empresas.
66% dos respondentes da pesquisa, realizada via questionários no LinkedIn, apontaram que é um exagero falar em conflito de gerações em ambientes de trabalho. Porém, a geração Z, dos nascidos a partir de 1997, foram os apontados como os maiores causadores de problemas. Ou seja: mesmo quem acredita que não haja conflito entre os mais jovens e os mais experientes tem um palpite sobre o “culpado”.
O estudo identificou também que, por ser intermediária, a geração Y aparece como o agente que dá coesão ao grupo, uma vez que compreende a mentalidade das gerações Baby Boomer e X (mesmo quando não concorda com ela), e porque compartilha de alguns anseios da geração Z, ainda no início de carreira.
Para a geração X, os Millenials eram apressados demais. Isso até a geração Z entrar no mercado de trabalho. “A geração Z é ultra-ambiciosa, mas não quer passar pela jornada do aprendizado, pelo erro e acerto”, observa Fabiana Alonso, Human Resources Business Partner da PepsiCo.
Esse encontro entre visões de mundo tão diversas pode ser uma fonte rica de aprendizado e inovação, mas também pode levar a conflitos e desafios nas relações interpessoais. Na enquete feita pelo Google Forms, 79,5% dos gestores acreditam que vivem ou viveram uma “guerra de gerações” e 66,7% apontaram para a geração Z como a que mais causa conflitos nas companhias.
Principais características de cada geração
As gerações Baby Boomer, X, Y e Z têm desejos semelhantes, mas abordagens diferentes em relação ao estilo de liderança, dinâmica de trabalho e relacionamento interpessoal. Por isso a pesquisa também enfatiza as principais características de cada geração.
Características da geração Baby Boomer (1946 – 1964)
Possuem conhecimento do mercado tradicional e práticas consolidadas e têm a capacidade de antecipar problemas e trabalhar com prudência e moderação.
Respeitam a autoridade e se adaptam bem às estruturas hierárquicas tradicionais e verticalizadas. Tendem a ser líderes mais diretos e autocráticos.
Trabalham por um legado e têm orgulho de ter colaborado junto com a empresa.
Características da geração X (1979 – 1980)
Tendem a permanecer mais tempo nas organizações e valorizam a estabilidade profissional.
Tendem a ser líderes mais diretos e autocráticos. Trabalham por um legado e têm orgulho de ter colaborado junto à empresa.
Por já terem conquistado uma carreira, procuram balancear o tempo entre trabalho e vida particular. Preferem a comunicação face a face e são menos adeptos das plataformas digitais.
Características da geração Y (Millennials, 1981 – 1996)
Ambiciosos, buscam constantemente oportunidades de crescimento profissional e pessoal.
Valorizam a flexibilidade no trabalho e são adeptos do trabalho remoto e híbrido, fazendo uso intenso das tecnologias digitais.
Esperam receber feedback com frequência e serem reconhecidos por suas contribuições.
Características da geração Z (a partir de 1997)
Tendem a ser empreendedores, criam seus próprios negócios ou projetos, e encorajam a criatividade e inovação da equipe.
Valorizam a colaboração e o trabalho em equipe de forma horizontal.
Esperam ser reconhecidos e promovidos com rapidez, e procuram por oportunidades para subir de cargo em alguns meses.
Metodologia de pesquisa
Foram usadas duas plataformas para a pesquisa: o LinkedIn e o Google Forms. As amostras de ambas as enquetes foram voluntárias e aleatórias. No LinkedIn, foi feita uma série de perguntas sobre a contribuição das gerações para um clima amigável ou conflituoso no trabalho.
No total, 3.545 pessoas responderam. Uma nova pesquisa foi realizada pelo Google Forms na sequência, desta vez voltada a gestores de recursos humanos e de negócios, para complementar o assunto, e teve 78 respondentes voluntários.