Pesquisa
IA generativa impulsiona criação de novos produtos em 63% das empresas latino-americanas, segundo Google Cloud
Na América Latina, 63% das empresas que utilizam inteligência artificial generativa têm como foco o desenvolvimento de novos produtos. É o que aponta o estudo global "Retorno Sobre Investimento da IA Generativa", conduzido pelo Google Cloud e o National Research Group, que teve como base entrevista com mais de 2,5 líderes empresariais. Outro dado da pesquisa sinaliza que duas em cada cinco organizações da região esperam obter retorno sobre investimento (ROI) a partir do ano seguinte usando a IA generativa para a criação de novos produtos.
“A IA generativa não é apenas uma inovação tecnológica, mas sim um diferencial estratégico. As primeiras organizações que adotaram a IA generativa já estão colhendo frutos, que vão desde o aumento de receita e melhores serviços ao cliente até maior produtividade e automação.”, destaca Ricardo Fernandes, Head Google Cloud Brasil.
O estudo ainda aponta que 74% das lideranças de empresas latino-americanas ouvidas perceberam a produtividade crescer em suas organizações a partir do uso da IA generativa. Outros 67% verificaram melhorias na experiência do usuário, 67% no crescimento do negócio e 57% na eficiência dos custos. Em termos de investimentos, o estudo revelou que a maioria (79%) das organizações da região já está investindo mais de 10% de seus custos operacionais totais em IA generativa.
O estudo também revelou que, no Brasil, 77% das empresas indicam aproveitar a IA generativa para atendimento ao cliente. Ao mesmo tempo, na América Latina, as organizações superam a média global no emprego da IA generativa para casos de uso relacionados a atendimento ao cliente (74%); vendas e marketing (65%); produtividade individual (61%); comércio digital e experiências aprimoradas (59%); e novos produtos e serviços (63%).
“Pudemos observar que as lideranças estão bastante otimistas em relação a tudo o que envolve a IA generativa, seja em conseguir catalisar uma maior produtividade, para geração de receitas ou no desenvolvimento de novos produtos. Aqui no Brasil, a percepção do mercado é que estamos ainda no início da jornada, com um otimismo talvez mais moderado em relação à IA generativa tanto nas fases de implementação, como nos resultados.” afirma Fernanda Jolo, Head de Customer Engineer, Data Analytics & AI do Google Cloud para América Latina.
O estudo ainda trouxe dados como:
- Duas em cada três organizações da América Latina já colocaram os seus casos de uso de IA generativa em produção. Globalmente, 61% das organizações conseguiram colocar os seus casos de uso de IA generativa em produção;
- Duas em cada cinco organizações da América Latina que relataram melhorias de produtividade viram a produtividade dos seus funcionários duplicar com a IA generativa, seguindo a tendência global;
- Duas em cada três organizações da América Latina planejam alocar pelo menos 50% de seu orçamento de IA para IA generativa, seguindo uma tendência global;
- No Brasil, uma em cada três empresas relatam o envolvimento de seus CEOs na condução da estratégia de IA generativa. No México, particularmente, esse número chega a mais da metade das organizações;
- No Brasil, fornecer as ferramentas certas é mais prioritário do que o aprimoramento ou a contratação de novos profissionais;
- Tanto na América Latina como globalmente, as áreas prioritárias para investimento em IA generativa envolvem: apoiar o gerenciamento de mudanças, melhorar a qualidade dos dados e aprimorar as habilidades da equipe;
- 53% das empresas da América Latina que relatam um aumento nas receitas estimam ganhos entre 6% e 10%. Globalmente, 86% das empresas que reportaram aumento de receitas registaram aumentos de 65% ou mais.
Metodologia
O estudo teve como base uma pesquisa com 2.508 líderes seniores de empresas globais, realizada pelo Google Cloud e pelo National Research Group, de 23 de fevereiro a 5 de abril de 2024. A divisão das funções pesquisadas inclui:
- CEO e CIO: 758;
- CFO, CMO e CTO: 746;
- CISO, CDO, CSO, COO, Diretor de Estratégia Digital, VP de TI: 517;
- Diretor de TI e Chefe de Inovação: 487.
Os participantes do estudo representam organizações da América do Norte e América Latina; Europa, Oriente Médio e África (EMEA); e países da Ásia-Pacífico (APAC). Quanto aos setores pesquisados, estão Serviços Financeiros; Manufatura e Automotivo; Varejo e Bens de Consumo; Telecomunicações; Saúde e Ciências Biológicas; e Mídia e Entretenimento.