Thumbnail

Foz do Iguaçu vai sediar o encontro da Anprotec em 2025. Crédito: Itaipu Parquetec

Em Foz do Iguaçu

Paraná vai sediar Conferência Anprotec 2025 

André Nunes
André Nunes
04/12/2024 16:08
São José dos Campos, smart city no interior de São Paulo, recebe de 2 a 5 de dezembro a Conferência Anprotec 2024, grande encontro anual dos ambientes e ecossistemas de inovação pelo país. E uma das maiores novidades do evento promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) é justamente a cidade sede da próxima edição: a candidatura do Paraná foi aprovada e o evento chega no segundo semestre de 2025 a Foz do Iguaçu!
A informação foi confirmada em primeira mão ao GazzConecta pelo professor Zaki Akel Sobrinho, CEO e fundador da Academic Ventures e ex-reitor da Universidade Federal do Paraná. "Será a 35ª edição da Conferência Anprotec, coroando um trabalho em conjunto que vem fazendo o Paraná ser reconhecido pelo país e internacionalmente por seus ecossistemas de inovação. A candidatura foi apresentada ontem (3) por José Maurino Oliveira Martins, secretário executivo do Sistema Estadual de Parques Tecnológico (SEPARTEC)", conta o professor.
Segundo Akel, a data do próximo evento ainda não foi marcada, mas deverá ser no segundo semestre de 2025. "O Anprotec reúne as melhores práticas e experiências em ambientes e hubs de inovação pelo Brasil, tem sido um enriquecedor para todos os participantes. E é gratificante para nós constatar como o Paraná vem sendo visto de maneira diferenciada, tanto o Vale do Pinhão quanto os demais ecossistemas regionais, incubadoras, espaços makers e hubs que, somados, já são 490 pelo Estado", afirma.

Incubadora Santos Dumont premiada

Durante os quatro dias de evento, foi entregue também o Prêmio Anprotec, referência em premiar os melhores ambientes de inovação há mais de 15 anos, com objetivo de incentivar as melhores iniciativas de parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras.
O diretor de inovação da Orbital, Vini Luiz, e coordenador da incubadora Santos Dumont, do Parque Tecnológico de Itaipu, Wilmar Ribeiro. Divulgação
O diretor de inovação da Orbital, Vini Luiz, e coordenador da incubadora Santos Dumont, do Parque Tecnológico de Itaipu, Wilmar Ribeiro. Divulgação
Nesta edição, o prêmio se estruturou para reconhecer cases, programas e iniciativas de impacto em cada categoria independente do tamanho do ambiente de inovação. Na categoria Incubadora de Empresas – Troféu Adelino Medeiros, a premiada foi a Incubadora Santos Dumont, do Itaipu Parquetec, antigo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
A incubadora paranaense concorreu com o Centro de Empreendimentos em Informática (CEI.UFRGS), do Rio Grande do Sul, e com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNIFAL-MG-NidusTec, de Minas Gerais. A categoria reconhece programas que tenham criado e implementado projetos capazes de incrementar a taxa de criação de novos empreendimentos inovadores no contexto de programas de incubação. A premiação também valoriza práticas inovadoras relevantes nos processos de incubação, pré-incubação, pré-aceleração, seleção e atração de empreendimentos.

Conferência Anprotec

A Conferência Anprotec 2024 está sendo realizada no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) em São José dos Campos (SP), reunindo uma ampla gama de profissionais e interessados em ecossistemas de inovação. Organizado pela Anprotec em correalização com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tendo com o PIT como organizador local, o evento anual se destaca por promover um ambiente favorável à troca de conhecimentos e experiências, reunindo acadêmicos, empreendedores, gestores públicos e privados, além de investidores e empresas de base tecnológica.
Nesta edição, o tema central é “Os Ambientes de Inovação Transformando os Territórios e as Cidades”, refletindo o papel fundamental que parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras desempenham na construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e inclusivas. A conferência explora como a inovação pode impulsionar o desenvolvimento econômico, promover a sustentabilidade ambiental e melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.