Conexões Vale do Pinhão
Otaviano Costa revela seu lado empreendedor e elogia Curitiba: "coração de megalópole"
Acostumado ao palco, o carismático Otaviano Costa revelou ao público curitibano nesta terça-feira (10), no palco do Teatro Guaíra, uma faceta ainda pouco conhecida: além da carreira artística como apresentador e ator, jornalista, locutor e influenciador, ele também é empreendedor.
Otaviano foi o palestrante principal do maior encontro de ecossistemas de inovação do Paraná, o Conexões Vale do Pinhão 2024, que recebeu ainda um painel com Marcos Gurgel, diretor do iFood, e Andrea Cerqueira, vice-presidente de vendas para clientes e startups da Microsoft Brasil; e palestra com Clemilda Thomé, cofundadora da Neodent, sobre sua trajetória de vida e carreira executiva. A noite foi embalada pela banda Firecracker, que mescla clássicos do rock com hits do momento.
Com entrada gratuita a partir da doação de um quilo de alimento, o evento conecta ideias, negócios e fomenta o networking entre os atores da inovação para celebrar as conquistas do ano do Vale do Pinhão. O GazzConecta é mídia partner do evento. O Conexões Vale do Pinhão é uma realização da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e da Prefeitura de Curitiba, com o patrocínio da Ademicon, Algar, Arlequim, ICI, MadeiraMadeira, Mili, Quanta, Sebrae/PR e Watch Time; apoio do Hard Rock Café Curitiba e produção da Zoli Eventos.
Apostas no empreendedorismo
Há cinco anos, Otaviano Costa abriu as portas da Agência Family para gerenciar a própria carreira. Desde então, ao lado da esposa, a atriz Flávia Alessandra, tornou-se sócio de empresas da área da beleza e da saúde e de um empreendimento do setor hoteleiro.
"Como atores, nós sempre tivemos que vender a nossa imagem e nos virar. Na prática, todo artista acaba sendo um pouco empreendedor. Mas desde 2018, focamos em ações direcionadas tanto para nossa imagem, minha e da Flávia, quanto para o trabalho com marcas que têm a ver com nosso estilo de vida e com o que a gente acredita", conta Otaviano, em entrevista exclusiva ao GazzConecta.
Dois dos negócios do casal estão no Paraná, um deles com origem em Curitiba: o Salão Marcos Proença Cabeleireiros, da Royal Face, que conta com mais de 300 franquias de pontos de estética facial e corporal, em 23 estados. "Hoje a sede está em São Paulo, mas o Royal Face surgiu em Curitiba. Temos uma ligação com a cidade, é uma 'casa' de acontecimentos especiais em nossa vida. Além de outros eventos e conexões com esse público que eu amo".
Otaviano e Flávia também são sócios, embaixadores de marca e conselheiros do Comitê de Marketing e Comunicação da VCi, incorporadora responsável por trazer ao país uma das mais icônicas redes hoteleiras do mundo, a Hard Rock Hotel, construído em uma ilha no Rio Tibagi – a “Ilha do Sol” -, localizada entre as cidades de Sertaneja e Primeiro de Maio, no Norte do Paraná. Além disso, o casal de artistas e empreendedores lançou a plataforma digital de exercícios físicos e bem-estar Utreino.
"Curitiba tem coração e mente de uma megalópole, e figuras que pensaram a cidade como tal. Jaime Lerner para mim é uma inspiração, uma figura que reinventou a urbanidade e as formas de se locomover, as conexões entre os pontos diversos de uma cidade. E se tornou rerefência mundial. Curitiba é ebulição de gente moderna, com pessoas que pensam lá na frente, que querem empreender e transformar suas vidas", elogia Otaviano.
iFood e Microsoft Brasil
Em seu painel, Marcos Gurgel, diretor do iFood, Andrea Cerqueira, vice-presidente de vendas para clientes e startups da Microsoft, abordaram os desafios e perspectivas para os múltiplos usos da Inteligência Artificial (IA) a partir de 2025.
"Investir em uma boa base de dados é essencial. Se você alimenta a IA com uma base com informações falhas ou imprecisas, o resultado será ruim. Recentemente no iFood, aplicamos o uso do comando de voz nos pedidos dos usuários da plataforma, para reduzir o chamado time to order, que faz com que clientes passem vários minutos escolhendo, para desistirem e deixarem a plataforma sem pedir nada. É como se fosse um ''efeito Netflix' de escolha de filme", contou Gurgel, completando: "uma das melhores coisas dos ecossistemas de inovação aberta são as possibilidades de cooperação e trocas, que imperam mais do que concorrência".
Já Andrea Cerqueira contou que a Microsoft iniciou os usos da IA a partir de conversas com clientes em relação aos algoritmos, para enriquecer suas aplicações, softwares e programas. "Eram esses desenvolvedores que tinham acesso a essa tecnologia, usando o algoritmo da nossa conversa em text-to-speech, desde imagem, imagem e texto. Esse foi meu primeiro contato, sempre na área de desenvolvedores". Para os próximos anos, Andrea acredita que os usos da IA serão aplicados para se "fazer mais com menos", interligando áreas e funções. "Um elevador utiliza IA em seu mecanismo, por exemplo, mas ninguém fala sobre isso, especificamente. Acredito que, com o tempo, a inteligência artificial vai se tornar um meio para muitas aplicações, e não um fim em si mesma", ressaltou.
Conquistas de Curitiba
O Conexões Vale do Pinhão 2024 apresentou ao público presente os três principais prêmios de cidades inteligentes do mundo, conquistados por Curitiba no último ano, com a presença do prefeito Rafael Greca, e de Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba.
Em 2023, a capital celebrou a conquista do título de Cidade Mais Inteligente do Mundo, conferido pelo World Smart City Awards, premiação anual do Smart City Expo World Congress, da Fira Barcelona. Neste ano, a cidade comemora mais duas importantes: a prata na categoria Cidade Centrada nas Pessoas (Human-CentriCity) no Seul Smart City Prize e o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo, conferido pelo Intelligent Community Forum (ICF).