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A startup vai ofertar novos serviços no Brasil.

Guerra da concorrência

Novo unicórnio, ClassPass vai oferecer desde massagem a corte de cabelo

Patrícia Basilio, especial para Gazeta do Povo
15/01/2020 22:15
Há dois meses no Brasil, a plataforma de atividades físicas ClassPass quer acabar com o rótulo de concorrente do Gympass e ganhar identidade própria. Após receber um aporte de US$ 285 milhões e ser considerado um unicórnio (com avaliação de mercado acima de US$ 1 bilhão) nos EUA, a startup vai oferecer serviços em bem-estar e beleza — como massagem, acupuntura, manicure e corte de cabelo.
“Os novos serviços já estão sendo oferecidos no exterior. No Brasil, estamos fechando as primeiras parcerias. Em breve, teremos uma grande rede estará à disposição dos clientes”, adiantou Rodolfo Ohl, gerente-geral da ClassPass no Brasil.
Atualmente, a ClassPass atua em 28 países, possui mais de 1 mil clientes corporativos e uma equipe de 650 funcionários, 20 deles no Brasil. Entre as principais companhias globais atendidas pela startup estão Facebook e Google.
Ohl, que
já liderou outras startups no Brasil, como Asana e Survey Monkey, afirmou que a
plataforma também vai investir em inteligência artificial este ano e oferecer
recursos que permitirão ao usuário convidar amigos para participar de
atividades físicas e ao empresário de academia expor seu negócio de forma mais
assertiva.
“Nossos
algoritmos demoram duas semanas para ‘aprender’ os horários com maior vacância
nas academias. Assim, o usuário que quiser pagar menos, poderá ir no período
mais vazio. Por outro lado, aquele que escolher as redes de ginástica mais
disputadas, pagará mais por isso”, explicou o administrador de empresas.

Venda de horário ocioso

Parceira do Grupo Bio Ritmo no Brasil, a Classpass oferece planos individuais mensais, que vão de R$ 35 a R$ 499 reais. Segundo Ohl, o usuário compra um determinado número de créditos na plataforma e os troca por serviços em academias, estúdios e, em breve, salões de beleza e spas. “Conseguimos aumentar em 20% a receita dos parceiros, vendendo os horários ociosos deles”, destacou.
Em 2020, o executivo afirma que a ClassPass vai primeiramente intensificar as operações em São Paulo e no Rio de Janeiro e depois expandir geograficamente pelo país, por meio das principais capitais, entre elas Curitiba. E a estratégia não é à toa. O Brasil já representa o terceiro maior mercado global da startup, atrás da Grã Bretanha e dos EUA.
“Só 5% das pessoas realmente fazem atividades físicas nas academias. Ou seja, nossa verdadeira concorrência é a inatividade. Com o investimento recebido, queremos expandir os serviços e sermos reais para cada vez mais brasileiros”, concluiu Ohl.