Thumbnail

O lançamento da Upper aconteceu nesta terça-feira (13). A plataforma, que se aproxima de um streaming da educação, ensina sobre sobre inovação, sociedade, futuro e carreira.

Netflix da educação

Marca que educa: Upper School aproxima empresas e clientes através da educação

Millena Prado
Millena Prado
14/04/2021 18:09
Educar através da publicidade. Este é o propósito da Upper School, plataforma lançada nesta terça-feira (13), que reúne vídeos, podcasts e espaço para eventos ao vivo, com objetivo de reunir conteúdos educativos produzidos por marcas e empresas.
A Upper, que se aproxima de um streaming da educação, foi idealizada pelo empresário e ex-presidente do Grupo Abril, Walter Longo, e pelo o fundador de um dos maiores eventos de mobilidade e tecnologia da América Latina, o Welcome Tomorrow, o empresário Flávio Tavares.
Através do sistema, acessado via assinatura, o usuário aprende sobre inovação, sociedade, futuro e carreira em ambientes virtuais das marcas, que podem até ofertar certificação pelos cursos rápidos.
Segundo os idealizadores, a Upper School é construída sob o conceito de ADucation, que une educação e produções publicitárias. As empresas que abrem pequenas escolas na plataforma têm acesso a métricas de engajamento além de contato com alunos e clientes.
Segundo Walter Longo, a digitalização trouxe um novo jeito de buscar conhecimento, as marcas passam então a utilizar o seus propositos e valores para ensinar. Longo enfatiza ainda que o ADucation é um processo mais criativo e pertinente para o público.
“Agora as pessoas serão responsáveis por aprender o que querem na hora que querem. O intuito não é apenas gerar identidade com as causas da empresa, mas conscientizar a população sobre as escolhas delas. Por exemplo, se o propósito é um planeta mais saudável, nada melhor que educar os colaboradores sobre a importância de ter uma consciência ecológica”, enfatiza.
Flávio Tavares destaca que com a internet temos acesso a muitas fontes de informação, mas há uma escassez de preparo de profissionais. “A educação é a arma mais poderosa que existe para transformar o mundo, mas não a educação que conhecemos até hoje, se trata de uma nova forma de ensinar”, prevê Flávio.

Marca com propósito

O lançamento da plataforma foi marcado pelo evento Insights do Futuro que reuniu convidados como a jornalista Ana Paula Padrão; Eduardo Simon, CEO da DPZ; Humberto Farias, CEO da FanHero; Rennan Hannouche e Dante Freitas fundadores do Gravidade Zero; Carlos Alberto Júlio, CEO da Digital House; Andrea Sorgenfrei, Head da PinÓ unidade de novos negócios da Gazeta do Povo; e Hugo Rodrigues (CEO da WMCcann).
Entre os temas discutidos nas mesas estão a nova fase da comunicação no mercado, o segredo das empresas relevantes, o futuro do mercado digital e a importância da união entre ensino e marketing para o crescimento exponencial.
Walter Longo, Renan Hannouche, Dante Freitas, Andrea Sorgenfrei e Flávio Tavares na primeira mesa de debates do evento. Foto: Reprodução/Upper School
Walter Longo, Renan Hannouche, Dante Freitas, Andrea Sorgenfrei e Flávio Tavares na primeira mesa de debates do evento. Foto: Reprodução/Upper School

Tendências

Os debates apontaram como tendência para o futuro a possibilidade de conexão entre empresas e consumidores através da educação, que também é a proposta da plataforma. Para Rennan Hannouche, se antes as empresas abriam cursos para capacitar funcionários, hoje formam comissões para ensinar a sociedade.
“No passado as empresas criavam mecanismos para capacitar funcionários e realizar suas funções. A energia potencial do conhecimento não é mais universidade corporativa, mas empresas universidades. Se aquela empresa possui mil colaboradores, ela possui mil fontes de aprendizado e conhecimento”, enfatiza Renan.
Posicionamento e propósito também fazem parte de uma comunicação efetiva entre marcas e consumidores. É o que acredita Andrea Sorgenfrei, Head da PinÓ, unidade de novos negócios da Gazeta do Povo. “Os modelos tradicionais estão em cheque por isso devemos apresentar soluções relevantes. Nós estamos pivotando durante toda a vida, por isso precisamos estar firmes no propósito, pois passamos por um grande processo de aprendizagem e adaptação”, lembra Sorgenfrei. 

O futuro do mercado digital 

O evento também discutiu o conceito de digitalização e quais os caminhos do mercado digital. Carlos Alberto Julio, CEO da Digital House, acredita que digitalizar é realizar processos com simplicidade, mais baratos e menos burocráticos.
Já Humberto Farias, CEO da FunHero, destaca que a tecnologia está no nosso DNA. "É fundamental entendermos essa realidade onde várias empresas estão aproveitando a digitalização para se conectar às pessoas. Quanto maior a diferença que a empresa fez com a tecnologia, maior é o impacto que ela pode colher da sociedade“, defende Humberto.