Thumbnail

Cido Marques/FCC.

Dia Nacional da Inovação

No Dia Nacional da Inovação, prefeitura lança o Innovate® Curitiba e a Escola de Inovação da capital

Fernando Henrique de Oliveira
Fernando Henrique de Oliveira
19/10/2023 19:25
O prefeito Rafael Greca e o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, lançaram, nesta quinta-feira (19), Dia Nacional da Inovação, o projeto INNOVATE® Curitiba e a Escola de Inovação de Curitiba.
A capital paranaense é a primeira cidade da América Latina a integrar o projeto INNOVATE® que, hoje, conta com 60 cidades e regiões no mundo. O movimento é liderado pela Global Village, empresa de Tampa Bay, cidade do estado da Flórida, nos Estados Unidos.
Curitiba passa a figurar, no projeto, ao lado de grandes polos de inovação no mundo, como Miami, Montreal, Vancouver, Sydney, Antuérpia e outros. No futuro próximo, as iniciativas mais inovadoras da cidade vão estar em um livro que vai compor a Série INNOVATE® de publicações.
De acordo com informações da Prefeitura de Curitiba, a edição vai apresentar cases de sucesso da cidade e das empresas curitibanas, especialmente das integrantes do programa Tecnoparque da Prefeitura e será importante ferramenta para atrair novos investimentos e oportunidades à cidade.
O lançamento do livro (em versão impressa e digital) está previsto para acontecer durante a quinta edição do Smart City Expo Curitiba, em março de 2024. 
Para o presidente da Agência Curitiba, integrar o projeto é uma etapa muito importante na internacionalização de Curitiba. “Contar para o mundo o que nós fazemos aqui em termos de inovação faz com que possamos atrair mais empresas, organizações, talentos e investimentos para a cidade”, diz.
Segundo Paixão, o contrato assinado com o INNOVATE® é a segunda entrega do projeto Invest Curitiba, lançado no fim de setembro. Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções entre a Agência Curitiba e a Câmara do Comércio Brasil-Canadá (CCBC), marcando a primeira ação de promoção internacional do programa curitibano.

Escola de Inovação de Curitiba

O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, também lançaram, nesta quinta-feira (19) a Escola de Inovação de Curitiba. Esta é mais uma ação da prefeitura para fortalecer o ecossistema de inovação curitibano, o Vale do Pinhão.
A Escola de Inovação de Curitiba vai reforçar o potencial do Vale do Pinhão entre os curitibanos e vizinhos da RMC, ao oferecer qualificações em áreas estratégicas de inovação, por meio de capacitações, cursos, eventos, workshops e palestras. 
“Vamos promover os profissionais, os talentos da cidade, formando um contingente de pessoas capacitadas para as estratégias da inovação e da tecnologia para que Curitiba não tenha uma falta de talentos no futuro. A Escola de Inovação se espelha no sucesso das outras escolas de governo do município”, revela Paixão. 
Sobre a nova escola, o vice-prefeito de Curitiba destaca o papel da inovação para a cidade. “A inovação não depende apenas da tecnologia, depende de ideias que você tire do papel e coloque para executar. Mas, sempre, toda inovação só vale se ela for um processo social, se ela melhorar a qualidade do cidadão lá na ponta, se ela trouxer facilidades para o dia a dia do cidadão”, diz.
Desenvolvido pela Agência Curitiba com apoio do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), o projeto da Escola de Inovação une-se a outros polos educacionais da prefeitura, como a Escola Municipal de Turismo (EMT), a Escola Municipal de Sustentabilidade, e a Escola de Administração Pública (EAP).
Já fazem parte da Escola os programas de capacitação e suporte ao empreendedorismo do Vale do Pinhão em andamento na cidade, como o Bom Negócio, Curitiba Empreendedora, Empregotech, Empregotech 40+, Empreendedora Curitibana e Paiol Digital. 
Novos cursos devem ser iniciados na primeira quinzena de novembro, nos formatos online e presencial, e uma ampla programação está sendo finalizada para o próximo ano.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão