Thumbnail

A Zaxo M&A Partners já fechou 7,3 bilhões de reais em transações e acumulou mais de 110 projetos bem-sucedidos.

M&A

Conheça a assessoria em fusões e aquisições que já fechou R$ 7,3 bi em transações

Erica Hong
Erica Hong
17/10/2023 17:32
Sete sócios, cinco deles atuando juntos há mais de 20 anos. Essa é uma das características que faz a Zaxo M&A Partners ser uma assessoria em fusões e aquisições de sucesso. Fundada em 2020, a empresa é o resultado da fusão de três empresas: Zaxo Full Service em M&A, Enterprise First e Leão Bravo M&A Advisory.
Ao longo de sua trajetória, a empresa já fechou 7,3 bilhões de reais em transações e acumulou mais de 110 projetos bem-sucedidos. Em 2022, a Zaxo M&A Partners foi reconhecida como uma das melhores assessorias independentes em fusões e aquisições do Brasil pela Leaders League.
A empresa tem mantido sua presença no ranking da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) por três anos consecutivos, consolidando-se como uma das principais boutiques de M&A (Mergers and Acquisitions) do Brasil, atuando nos mais diversos segmentos.
Além de atender o mercado nacional, a Zaxo também tem alcance internacional, por meio da Pandea Global M&A, uma rede global de empresas independentes focada em M&A para o middle market. As empresas associadas à Pandea já realizaram negócios que ultrapassam a marca de €17 bilhões. 

Fusão estratégica em 2020

O sócio-fundador da empresa, Jefferson Henrique Nesello, conta que a ideia de trazer um nome forte nesse segmento no mercado já vinha sendo alimentada há algum tempo. Em 2019, começou a olhar mais atentamente para o setor e com as conexões e bagagem que tinha, fazer uma fusão era o ideal para aquele momento.
Eu já estava predisposto a fazer esse movimento. No ano seguinte, tivemos a pandemia, mas não sentimos grandes impactos, visto que o nosso mercado já trabalhava muito de maneira online. Então, o processo de fusão aconteceu de maneira muito tranquila, pois já sabíamos da expertise de cada um dos envolvidos, o portfólio e o background. Além disso, o nosso 'modus operandi' era muito parecido. A fusão aconteceu em menos de um mês.
Os diferenciais da empresa estão, principalmente, na vivência dos sócios. Antes de atuarem como advisors, eles atuaram como executivos em empresas, assessorando aquisições, fusões, vendas, capitalizações e IPOs.
Os sócios da Zaxo M&A Partners: Josias Cordeiro, José Peixoto, Henry Fuckner, Felipe Lorenci (Diretor Associado), Alexandre Nunes, Jefferson Nesello e Leonardo Grisotto. Crédito: Divulgação.
Fonte: Os sócios da Zaxo M&A Partners: Josias Cordeiro, José Peixoto, Henry Fuckner, Felipe Lorenci (Diretor Associado), Alexandre Nunes, Jefferson Nesello e Leonardo Grisotto. Crédito: Divulgação.
"Todos nós trabalhamos em empresas que passaram pelo processo de M&A e isso nos deu uma visão de negócio bastante incomum. Temos uma competência diferente do advisor financeiro tradicional", diz.
"Outro ponto importante é que temos origem empresarial e cada sócio atua e mentora ecossistemas de inovação, o que nos torna atualizados e constantemente em contato com o mercado", pontua Jefferson.

A diferença no DNA empresarial

Todos os sócios da empresa estão diretamente envolvidos na gestão de cada projeto. A ausência de conflito de interesse, a prestação de serviços executivos e com senioridade, juntamente com um sólido background financeiro, possibilita a segurança de dizer "não" a uma transação quando há risco para o cliente.
O mercado de fusões e aquisições é altamente competitivo, mas a empresa enxerga oportunidades significativas devido à falta de assessoria adequada para muitas empresas. De acordo com o sócio-fundador, a abordagem consultiva e estratégica é especialmente relevante para empresas que ainda não estão preparadas para uma transação de M&A, pois oferece suporte para aprimorar seu valor antes de buscar liquidez.
Para o futuro, a Zaxo M&A Partners tem grandes planos. Mas, primeiro, vão encerrar 2023 com chave de ouro, já que esperam fechar o ano com um crescimento de 50%. Em 2024, a expectativa é continuar crescendo, perpetuar a companhia e formar novos sócios. Com isso, a empresa planeja expandir sua equipe e se consolidar como referência em fusões e aquisições para o mercado intermediário no Brasil.