Arena Hub
Maior hub de inovação em esportes da América Latina é lançado em São Paulo
O setor de esporte e entretenimento ganhou um grande reforço para acelerar seus projetos no país, nesta quinta-feira (14). Isso porque foi lançado em São Paulo o Arena Hub, maior centro de inovação e fomento ao esporte e entretenimento da América Latina. O ecossistema, sediado dentro do Allianz Parque, tem como objetivo desenvolver os setores e gerar impacto econômico e social, por meio da conexão entre startups, grandes companhias, entidades, universidades, centros de pesquisa, atletas e investidores. A expectativa é que 100 jovens empresas sejam selecionadas em um ano, sendo que 40 já foram pré-selecionadas. Por conta do novo coronavírus, o espaço inicia operações por meios digitais.
“O arena começa a funcionar a partir de agora e as mentorias serão oferecidas a partir da semana que vem", explicou Renato Gil, conselheiro do centro esportivo e co-fundador da 2simple. "Queremos criar um ambiente perfeito para a inovação acontecer e sabemos que as startups são capazes de acelerar o processo de transformação de indústrias inteiras”, declarou no evento de lançamento do centro, pela internet.
Segundo o empresário, a pesquisa de campo para criação do Arena Hub contou com visitas a centros de empreendedorismo, entre eles o Cubo Itaú, maior de hub de empreendedorismo da América Latina. “Lá pudemos entender sobre o desenvolvimento de um centro de inovação e como as startups oferecem tecnologia para resolver problemas da indústria e como são firmadas parcerias com universidades e escolas”, detalhou.
Atualmente, existem cerca de 4 mil startups que atuam com esportes no mundo, 400 delas no Brasil. Relatório da norte-americana Markets and Markets aponta que o mercado de tecnologia voltado para o esporte deve atingir um crescimento médio de 20,6% de 2018 a 2024 — passando de US$ 8,9 bilhões para 31,1 bilhões no período. O mercado do esporte, como um todo, é estimado em US$ 2,2 trilhões pela consultoria EY.
![Centro de inovação funcionará no Allianz Parque, na capital paulista.](https://cms-gazzconecta.s3.amazonaws.com/gazzconecta/2020/05/27664905/4f090d4e-f61a-4d4a-812a-7318e4af9135.jpg)
Para atender esse mercado, o Arena Hub deve abrigar 156 posições para startups residentes, nove salas para reunião, um ambiente de eventos, área para estúdio e para descompreensão, entre outras, totalizando 4 mil metros quadrados. Por conta da pandemia, ainda não há data certa para finalização da fase final das obras.
“Quando iniciamos as negociações para implantar o Arena Hub, jamais poderíamos imaginar que sua inauguração se daria num momento como esse, em meio a uma grave pandemia. A tecnologia e a inovação, marcas fundamentais do projeto, demonstram então sua força para tornar possível mais essa inovação”, afirmou João Doria, governador de São Paulo, no evento virtual.
Ecossistema completo
![Evento de inauguração explicando como funcionará o ecossistema foi realizado online, nesta quinta-feira (14).](https://cms-gazzconecta.s3.amazonaws.com/gazzconecta/2020/05/14144919/3ca994c2-f4a6-43b6-b2be-caa7d6bcd2ed.jpg)
De acordo com Danillo Dorazio, conselheiro e diretor executivo de operações do hub, o novo espaço vai oferecer desde programas de capacitação e apoio estratégico para empreendedores a espaço de coworking, demodays e missões de inovação. “Estudantes também são um pilar importante. Queremos atrair novos talentos de universidades que tragam novas ideias sem medo de errar”, destacou.
E dentro da temática de esportes e entretenimento, oito objetivos diferentes foram traçados para startups que desejam se candidatar à uma vaga no Arena Hub: engajamento dos fãs; performance humana; espaços e coisas inteligentes; capacitação, inteligência de negócios; e-sports; mídia e conteúdo; e impacto social e sustentabilidade.
“O empreendedorismo é algo que veio para ficar. Estamos colocando de pé esse projeto [Arena Hub] porque o esporte precisa das startups. É um ganha-ganha. A casa vai ser do esporte e da tecnologia”, disse Ricardo Trade, conhecido como Baca, conselheiro do centro e líder do projeto de candidatura brasileira da Copa do Mundo Feminina de 2023. Segundo Trade, existe, inclusive, uma negociação entre andamento entre a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o Arena Hub para o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil.