Thumbnail

Jairo Filho, vice de Cristina Graeml, no podcast do GazzConecta. Crédito: Inove.

Eleições

GazzConecta conversa com Jairo Filho, vice de Cristina Graeml, candidatos à Prefeitura de Curitiba, sobre inovação; confira o vídeo

GazzConecta
25/10/2024 09:46
"Digitalização máxima” dos processos administrativos da Prefeitura de Curitiba e dos serviços para os cidadãos é uma das principais apostas da gestão de Cristina Graeml (PMB), segundo o candidato a vice-prefeito da chapa, Jairo Ferreira Filho, se eleitos no segundo turno do pleito municipal na capital paranaense. 
Em entrevista ao podcast do GazzConecta, ele destacou o papel da inovação como um dos pilares do plano de governo para a gestão municipal e como a tecnologia pode transformar a administração da cidade, otimizando processos e oferecendo uma melhor qualidade de vida para os curitibanos, para que Curitiba se torne uma cidade ainda mais inteligente.
Ferreira Filho representou Cristina Graeml no podcast do GazzConecta em razão de um conflito de agenda da candidata na data da gravação. 
O que diferencia uma cidade de outra são as pessoas que a compõem. Ou seja, quanto melhores forem as pessoas, melhores serão as soluções, a qualidade de vida e a capacidade de acesso que essa comunidade terá às soluções sociais que precisamos buscar
, disse Ferreira Filho.
Para ele, a inovação vai além da tecnologia, englobando a modernização de processos em áreas essenciais como saúde, educação, mobilidade urbana e segurança pública. Nesse sentido, outra proposta seria criar uma “super” secretaria de tecnologia, inovação e inteligência artificial que vai se sobrepor a todas as demais. Segundo o candidato, antes de qualquer decisão, cada secretaria deverá passar pela análise da nova estrutura para garantir a implementação imediata de soluções tecnológicas que melhorem os resultados. “Nós queremos uma política com um viés totalmente técnico”, diz ele.
Ferreira Filho destacou que a gestão pretende preservar o que já funciona bem em Curitiba, mencionando programas como o incentivo tributário às empresas de tecnologia e outras estruturas criadas em gestões anteriores. Em relação às empresas de base tecnológica, a ideia é fortalecer e ampliar os incentivos, priorizando o apoio a esse setor que está em expansão, especialmente com o crescente uso de inteligência artificial e outras ferramentas tecnológicas. O objetivo é atrair e reter empresas, fortalecendo o ecossistema e impulsionando ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade.
O candidato enfatizou, ainda, que o mercado de trabalho está sendo significativamente impactado pelas novas ferramentas tecnológicas, o que torna essencial investir na capacitação profissional em Curitiba. Com a automação e a inteligência artificial assumindo papéis cada vez mais importantes, aqueles sem qualificação estariam em maior risco de ficarem à margem do mercado, segundo ele. Por isso, Ferreira Filho ressaltou que a principal habilidade a ser desenvolvida é a capacidade de entregar soluções para problemas concretos.
"Chegamos até aqui enquanto sociedade pela nossa capacidade de resolver problemas", afirma. Para isso, ele propõe que a formação comece já na infância, com a implementação de educação financeira e ensino de empreendedorismo de forma didática nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e em todos os anos escolares.
Temos acesso a muitas ferramentas de tecnologia que melhoram a capacidade das aulas, e a gente quer implementar isso em Curitiba para melhorar a capacitação, não só dos profissionais, mas também das crianças
, afirmou.
Integrar a tecnologia no dia a dia da cidade, criando respostas rápidas aos problemas de forma a facilitar a vida das pessoas é a ideia da gestão de Cristina Graeml para Curitiba, segundo o candidato a vice-prefeito. Esta seria uma forma de contribuir para que a capital paranaense se torne ainda mais inteligente. Na entrevista, ele destacou a importância de uma gestão tecnológica para otimizar recursos e melhorar a compreensão do funcionamento da cidade.
"Acredito que uma cidade inteligente é aquela que facilita a vida das pessoas, que deixa a vida das pessoas mais fácil. Queremos deixar como legado a consciência de que se faz uma gestão técnica com utilização inteligente de seus recursos para que a vida da população fique muito melhor. Esse é o nosso propósito", afirmou.
Confira a entrevista completa com Jairo Filho, candidato a vice-prefeito de Curitiba na chapa de Cristina Graeml pelo PMB, no segundo turno das eleições municipais da capital em 2024.
Além de Jairo Filho, o GazzConecta também entrevistou o candidato a prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD). Confira a entrevista na íntegra aqui