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Cerca de 33% das empresas fizeram operações de M&A nos últimos cinco anos no Brasil. Crédito: Freepik.

Fusões e aquisições

Toda empresa está à venda: quando mudar os rumos do negócio?

André Nunes
André Nunes
05/08/2024 09:54
Cerca de 33% das empresas fizeram operações de M&A (sigla em inglês para fusões e aquisições) nos últimos cinco anos e 46% pretendem realizar fusão ou aquisição nos próximos ano no país. É o que revela a pesquisa “O futuro estratégico das fusões e aquisições no Brasil: M&A como impulso à transformação”, divulgada no final de 2023, que teve a participação de 122 empresas.
Cada vez mais, as operações de M&A fazem parte da estratégia de crescimento das empresas. Mas como realizar este processo do início ao fim de forma estratégica?
“É preciso uma consultoria especializada para auxiliar a alavancar efetivamente essas estratégias para impulsionar o crescimento e a competitividade. Temos que desmistificar o conceito de que só empresas grandes estão à venda. Toda empresa pode estar à venda. O difícil é passar pelo processo de M&A. É como uma guerra, temos o batalhão de compra e o batalhão de venda, cada um buscando vantagens. Vence o mais esperto ou o mais preparado? É aí que entra a nossa atuação”, explica Ricardo Urso, sócio fundador da Urso Consultoria.
Segundo o especialista, para que uma empresa esteja preparada para a venda, parcial ou completa, é preciso que não existam dívidas. “Todas as contingências fiscais, tributárias e jurídicas devem ter sido devidamente tratadas. Além disso, a empresa deve apresentar lucratividade, possuir uma estrutura societária adequada e manter um controle financeiro sólido. Esses fatores são cruciais para garantir que a companhia esteja em condições ideais para uma transação bem-sucedida”, afirma.

Uma década de experiência

O Grupo Urso conta com quase uma década de experiência no setor corporativo como centro de serviço compartilhado, oferecendo soluções integradas para auxiliar empresas a otimizarem seus resultados. Dentro das negociações no mercado de capitais, pautada pela ética corporativa e conformidade legal, a Urso Consultoria atua em seis pilares: Business Intelligence, Contabilidade e Folha, Jurídico e Tributário, Gestão de Talentos, Assessoria de Investimento e Processo de M&A.
“A gente entra em cena para agregar valor ao cliente e poder proporcionar para seu negócio melhores chances de perpetuidade. Afinal, toda empresa só tem dois caminhos: perpetuidade ou falência. Conosco, ela aumenta as chances de ter a sucessão patrimonial realizada, seja por um processo de venda ou instauração de executivos que toquem o negócio”, pontua Urso.

GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa inédita em Curitiba que vai acontecer no dia 15 de agosto na sede da Gazeta do Povo. Realizado pelo GazzConecta, o evento será uma imersão de 10 horas sobre o agronegócio e a contribuição da inovação para este que é um dos motores da economia nacional. E a Urso Consultoria é uma das patrocinadoras do evento, fomentando as discussões sobre tecnologias no agronegócio.
“Vamos apresentar o case da Cibra Fertilizantes, uma das maiores e mais inovadoras empresas do segmento no Brasil, com 30 anos de mercado, que é cliente da Urso Consultoria. A Cibra realiza operações de produção, importação e distribuição, com crescimento acima da média da indústria. Eles são sócios do grupo americano Omimex e da britânica Anglo American, e vão participar de um painel no GazzSummit”, antecipa Ricardo Urso.
O evento terá palestrantes como o cofundador da Pink Farm, Geraldo Maia; Tatiana Fiuza, head de inovação da Cocriagro, quarto maior hub de inovação para o agronegócio brasileiro; Paulo Maximo, diretor de marketing comercial e inovação para a América Latina da New Holland Agriculture; Mirella Lisboa, head AgroStart Latam da BASF; e Abdalah Novaes, líder de soluções agrícolas digitais da Bayer.