Foco em crescimento no Sul do país
RBS Ventures fortalece presença no setor de fintechs com investimento em "media for equity" na Warren
A RBS Ventures, braço de investimentos do Grupo RBS, está avançando em sua estratégia de fortalecimento no setor de tecnologia ao realizar um investimento significativo na corretora de investimentos Warren. O acordo foi fechado no modelo media for equity, em que startups recebem espaço publicitário em troca de participação acionária.
A parceria permite à Warren aumentar sua visibilidade, principalmente na região Sul do Brasil, onde o Grupo RBS possui uma presença consolidada. O modelo ajuda a fintech a expandir seu público e impulsionar o crescimento de sua base de clientes, sem a necessidade de desembolsos imediatos em campanhas publicitárias tradicionais.
O aporte, cujo valor não foi revelado, será usado em mídia nos dois grupos durante 18 meses. Mais de 260 milhões de impactos são esperados, destacando o alcance da Warren na região. Hoje, a corretora tem mais de R$ 22 bilhões sob gestão no seu portfólio.
O crescimento da presença da Warren no mercado brasileiro
Com o movimento, a RBS Ventures reforça seu interesse em diversificar suas operações e se aproximar de mercados emergentes no campo financeiro. A Warren, por sua vez, poderá aumentar sua intersecção no mercado, contando com a forte infraestrutura e rede de comunicação da RBS para promover seus serviços.
O "media for equity" tem sido a principal aposta da RBS Ventures, fundada em 2022 e que chega, agora, ao seu sétimo investimento. Neste modelo, empresas de mídia trocam espaço publicitário por ações de startups. Assim, as startups ganham visibilidade sem pagar em dinheiro, enquanto as empresas de mídia se tornam acionistas e apostam no sucesso das marcas.
O investimento reflete o crescente interesse de empresas em utilizar a mídia como ferramenta estratégica para impulsionar startups promissoras, permitindo um ciclo de crescimento mútuo. A estratégia da RBS Ventures também demonstra como conglomerados tradicionais estão se adaptando às demandas do mercado tecnológico, ao mesmo tempo em que diversificam suas frentes de negócio.
O cenário de “media for equity” no Brasil tem crescido desde 2010, impulsionado por grandes conglomerados como a Globo Ventures. Esse modelo tem se mostrado eficaz para empresas que buscam ampliar sua visibilidade e base de clientes, aproveitando estratégias focadas na exposição de marca em grandes veículos de comunicação. No Paraná, o GRPCOM, afiliada da Rede Globo no Estado, também tem realizado investimentos nesse formato, por meio de seus acionistas, concluindo várias negociações com empresas de diferentes setores.