Thumbnail

Thiago Leite, Willian Silva, Matheus Pedralli, Alberto Cerqueira e Luis Marcelo, sócios da Omnik. Crédito: Divulgação.

Retail tech

Omnik, startup que transforma e-commerces em marketplaces, recebe investimento de R$ 7 milhões da ABSeed

GazzConecta
28/06/2024 18:38
A Omnik, startup que transforma e-commerces em marketplaces, aportou R$ 7 milhões com a ABSeed, casa de investimento de venture capital focada em empresas com soluções SaaS B2B. Fundada em 2016, a retail tech, hoje uma das principais plataformas multivendedores do mercado nacional, surgiu para apoiar a indústria e empresas de varejo na expansão de suas operações, sem a complexidade do gerenciamento de estoques adicionais.
"Hoje, a Omnik transforma qualquer e-commerce em uma plataforma multivendedores, a baixo custo e com um rápido time to market [tempo que leva um produto do seu conceito até a chegada ao mercado] por meio de um ecossistema de integrações nativas e um network seller [lista de contatos] robusto. E fazemos isso atendendo a empresas dos segmentos B2C, B2B e D2C", afirma Matheus Pedralli, cofundador e CEO da Omnik, em nota.
A startup atua na intermediação de transações entre marketplaces e clientes finais, entre empresas e, ainda, entre indústrias e consumidores. "Focamos na criação de estratégias de omnicanalidade e, assim, geramos para nossos clientes eficiência operacional, redução de custos e crescimento em receita, além da expansão de sortimento", diz.
A startup oferece soluções e planos para atender clientes das pequenas e médias empresas ao enterprise. Segundo Pedralli, a implementação de marketplaces tem sido uma estratégia adotada por empresas para diversificar a oferta de produtos, crescer a operação e otimizar a experiência dos clientes. Isso porque, em geral, eles passam a ter maior fidelidade, engajamento e frequência de compra, gastando, em média, de 20% a 25% mais em relação ao que gastavam anteriormente.
"Essa estratégia acaba se tornando um vetor fundamental para a criação de valor. Hoje, o canal que não está otimizando seu custo de aquisição de cliente (CAC) e seu valor vitalício do cliente (LTV) com maior número de produtos em seu portfólio está deixando dinheiro na mesa, está perdendo a oportunidade de atender às demandas de seus clientes e, consequentemente, direcionando-os para marketplaces maiores", reforça o CEO.
De acordo com Pedralli, muitas marcas entenderam que o modelo de plataformas proprietárias já não faz mais sentido e, como exemplo, ele cita o movimento de muitas varejistas. "Muitas vezes, essas empresas têm equipes imensas de tecnologia para sustentar seus e-commerces e marketplaces, quando podem focar no que fazem de melhor, vender, e deixar toda essa infraestrutura para quem é especializado nisso, reduzindo o custo total da plataforma (TCO). É aí que entramos", completa.
A chegada da ABSeed ao captable da Omnik insere a startup na jornada de venture capital. Até então, a empresa havia recebido um único investimento, em 2020, da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que transforma a adoção de jornadas digitais em valor para os negócios, com mais de 17 anos de atuação e operações na Europa e Reino Unido. Com o novo investimento, FCamara segue no captable, mas a Omnik ganha independência.
O CEO destaca que a Omnik se consolidou como uma plataforma agnóstica do tipo product-led growth para a criação e escala de marketplaces. Em outras palavras, isso quer dizer que a plataforma funciona em qualquer sistema operacional ou dispositivo e que tem uma estratégia de crescimento na qual o produto é a razão para aquisição e retenção de clientes.
Segundo ele, essas características possibilitam à empresa ampliar seu mercado de atuação, tanto no Brasil, como também no exterior - a startup tem clientes em países da América Latina e da Europa, embora o mercado nacional segue sendo prioritário. Entre seus atuais clientes estão Americanas, Petlove, CRM Bônus, CIMED, Grupo Vila Nova, Marisa, Lojas Amaro, Pernambucanas e os grupos Grupo Pague Menos e DPSP, além de Wine Trader, Barracred e Cocamar. Em 2023, a empresa cresceu 200% em receita.
Com os recursos recebidos, a empresa deve investir, primordialmente, nas áreas de produto, tecnologia e marketing. Recentemente, lançou três novas soluções que tiveram como objetivo agilizar o upload de produtos com o auxílio de inteligência artificial, monetizar espaços por meio de ações conduzidas pelos próprios vendedores e, ainda, otimizar a logística de seus clientes graças a uma parceria com a Intelipost, de gestão de fretes e entregas. Nos próximos meses, a Omnik deve, ainda, implementar uma solução financeira de modo a oferecer oportunidades de financiamento e crédito aos marketplaces e vendedores.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão