Thumbnail

Protocolo de intenções institui a governança do ecossistema de inovação Vale do Pinhão e aprova o Pacto pela Inovação de Curitiba. Crédito: André Nunes

Inovação

Instituições da tripla hélice assinam Pacto pela Inovação do Vale do Pinhão

André Nunes
André Nunes
17/12/2024 19:07
Representantes do poder público, nas esferas municipal e estadual, de universidades, empresas e entidades de apoio ao empreendedorismo inovador - a chamada tripla hélice - firmaram nesta terça-feira (17), em evento realizado no Pinhão Hub, em Curitiba, um protocolo de intenções que institui a governança do ecossistema de inovação Vale do Pinhão e o Pacto pela Inovação de Curitiba.
"Atualmente, o Vale do Pinhão concentra cerca de 9,1 mil empresas da área de tecnologia da informação, mais de 670 startups, 62 instituições de ensino superior, além de cerca de 33 entes de investimento, crédito, fomento e financiamento com fontes de capital para inovação, com uma ampla rede de 185 ambientes promotores de inovação espalhados pela cidade. Essa expressiva quantidade de atores foi organizada em formato de redes, agrupando congêneres com atuação na geração de talentos, fontes de capital e ambientes para inovação", destacou Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, enfatizando que o trabalho para a formatação da governança do Vale do Pinhão contou com apoio fundamental do Sebrae/PR.
Veja a lista com os signatários do Pacto pela Inovação Vale do Pinhão:
  • Agência Curitiba: Dario Paixão;
  • Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI): Secretário Alex Canziani;
  • Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI): Secretário Aldo Bona;
  • Invest Paraná: Giancarlo Rocco;
  • Sebrae/PR: Joailson Agostinho;
  • Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP): Virgílio Moreira Filho
  • Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio): Rodrigo Schmidt
  • Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap): Ronaldo Couza;
  • Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro PR): Adriano Krzyuy;
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Reitor Everton Ricardi da Silva;
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR): Anderson Luis Szajka;
  • Universidade Positivo (UP): Reitor Roberto Di Benedetto;
  • Accelera Hub: Luiz Américo Gori Camargo;
  • The Bets Health: Jaqueline Chechelski Andrade;
  • Associação de Investidores da Curitiba Angels: Cesar Heli Oliveira;
  • Ventiur Investimentos em Novos Negócios: Leonardo Mezzomo.
Além deles, também assinaram o Pacto a Universidade Federal do Paraná (UFPR), representada pelo reitor Marcos Sunye; a Fomento Paraná, pelo diretor Vinícius Rocha; o hub iCities, por Beto Marcelino; a Academic Ventures, por Zaki Akel Sobrinho; o Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação de Curitiba, pela presidente Marcia Krama; o Instituto Legado; e o GazzConecta, pela head Millena Prado.
Não puderam estar presentes, mas também serão signatários a Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Paraná (SUCESU PR), a Associação Comercial do Paraná (ACP) e a Start Growth.

Pacto pela Inovação

O Pacto pela Inovação é uma disposição dos seus signatários que reconhecem a missão, visão e os valores ecossistêmicos do Vale do Pinhão, posicionando-se a favor e se comprometendo a apoiar sua governança, instituída por meio de um Protocolo de Intenções. O objetivo é alcançar resultados ainda maiores com a formalização das ações de governança voltadas para a inovação em Curitiba, aumentando a competitividade da cidade no contexto econômico estadual, nacional e internacional.
Sua primeira versão foi ajustada em dezembro de 2017, em uma reunião com 17 instituições públicas e privadas. Esta versão inicial não formalizada previu as bases fundamentais para criar um ambiente propício à inovação na capital paranaense, contemplando uma agenda colaborativa dos eventos do ecossistema, a discussão e definição das linhas gerais de uma estratégia de inovação para a cidade e a realização de um grande evento do ecossistema de inovação.
Antes mesmo do primeiro pacto, o chamado "Quadrilátero da Inovação", que reunia as quatro grandes universidades e instituições de apoio empresarial de Curitiba, apresentou um pedido à Prefeitura para o desenvolvimento de ações que promovessem a inovação na cidade. Essa solicitação veio ratificar o programa de políticas públicas de desenvolvimento do perfil inovador, empreendedor e inteligente da cidade, criado pela prefeitura e realizado pela Agência Curitiba, a partir de 2017 (Decreto 857/2017), consolidado em 2018 com a Lei Municipal da Inovação (15.324/2018).
Nos anos seguintes, Curitiba ampliou ainda mais seu DNA inovador, sendo eleita em três oportunidades a cidade mais conectada e inteligente do Brasil (Connected Smart Cities, 2018 e 2022), a mais inteligente do mundo (Global Smart City Awards, 2023) e a comunidade mais inteligente do planeta (Intelligent Community Forum, 2024).