Thumbnail

A agente de IA do iFood ajuda na gestão de pedidos, avaliações e outros dados operacionais dos restaurantes conectados à plataforma. Crédito: Divulgação.

IA na gestão do delivery

iFood lança a Cris, agente de IA no WhatsApp para suporte a restaurantes

GazzConecta
05/08/2025 20:12
O iFood apresentou nesta terça-feira (5) uma nova ferramenta voltada ao suporte de restaurantes que operam com delivery: uma assistente virtual chamada Cris, desenvolvida com inteligência artificial generativa. Integrada ao WhatsApp, a agente interage com os estabelecimentos parceiros de forma direta, oferecendo sugestões personalizadas, compartilhando dados de desempenho e propondo ações práticas para melhorar resultados na plataforma.
A solução foi anunciada no primeiro dia do iFood Move, que acontece em São Paulo até esta quarta-feira (6). A ferramenta já está em fase de testes com mais de 10 mil restaurantes parceiros. Segundo a empresa, a Cris atua como um apoio contínuo à operação dos estabelecimentos, auxiliando em questões como volume de pedidos, avaliações, cancelamentos e outros indicadores relacionados ao desempenho comercial.
Um dos recursos da assistente é a análise do funil de vendas, desde a visualização do cardápio até a conclusão do pedido. Com base nesses dados, a ferramenta identifica possíveis gargalos e sugere ajustes em elementos como fotos, descrições ou preços dos pratos. Também é possível comparar métricas de conversão com as de outros restaurantes da mesma categoria e região.
Desenvolvida internamente pela equipe de tecnologia do iFood, a agente começou a ser testada em dezembro de 2024 e teve novas funcionalidades adicionadas em maio de 2025. A expectativa da empresa é que a ferramenta esteja disponível para a maioria da base de parceiros até março de 2026.
“Cris foi pensada para ser uma parceira do dia a dia dos restaurantes, alguém que entende os desafios do delivery e ajuda a tomar decisões com mais segurança e agilidade, baseada em dados. Ela não só responde dúvidas, como antecipa oportunidades, compara informações e sugere caminhos práticos para vender mais. É tecnologia com linguagem simples, feita para facilitar a vida de quem empreende e quer fazer o negócio crescer”, diz Eduardo Olímpio, diretor de tecnologia do iFood para soluções voltadas a restaurantes.
Segundo a empresa, a assistente se integra a um ecossistema de 190 modelos de inteligência artificial próprios do iFood e busca atender especialmente pequenos e médios empreendedores, que representam 80% da base de restaurantes da plataforma.