Hack pelo Futuro
Digitalização é a chave para a reinvenção do comércio pós-Covid
respostas para o pós-crise, estando no meio da crise. Não é fácil,
mas o momento pede e os empreendedores e inovadores estão com a
energia canalizada para isso em todas as áreas. No comércio de bens
e serviços, não é diferente.
noite desta segunda-feira (20) Robson Privado, da MadeiraMadeira;
Beto Madalosso, da Tutano Gastronomia e proprietário de diversos
restaurantes; e Andrea Sorgenfrei, head de conteúdo da Pinó, da
Gazeta do Povo, debateram como a crise do novo coronavírus tem
afetado o consumo e mudado os hábitos das pessoas.
Madalosso, será inevitável a necessidade de simplificar o serviço
nos restaurantes, reduzindo carta de vinhos e outros itens que podem
encarecer a operação. “As pessoas voltarão a consumir, a ir para
o restaurante, a querer esse contato social, mas o ritmo será menor,
pelo menos na retomada, até porque teremos uma crise econômica.”
que deve afetar diversos negócios. Andrea, ponderou o papel da
comunicação neste processo. “Estamos diante de uma série de
questionamentos, pensando se faz sentido alguns projetos que temos em
vista. É hora de entendermos como a comunicação vai ajudar tando o
novo consumidor, como os empresários de vários ramos de atividade.”
Empreender na crise?
“Pense em como reinventar o seu negócio agora, fechado. Não tenha ansiedade para reabrir. Há muitas iniciativas possíveis. Procure o que outros restaurantes ou outros negócios estão fazendo mundo afora. Não pense em tentar controlar o que vai acontecer, trabalhe com a realidade que você tem na sua mão. Use as facilidades do mundo digital. Olhe o problema e tente se mover mais rápido. Não tem ideia errada agora.”
Novas formas de trabalhar
Beto Madalosso quanto Robson Privado acreditam que o momento de crise
é o ideal para a reinvenção dos negócios, por mais batida que
essa máxima pareça, ela se revela especialmente necessária agora.
tinha certeza de que precisava ir além do delivery. Lançamos então
pizzas e massas congeladas. Não é um produto novo no mercado, mas é
novo para o nosso negócio. No Madá (pizzaria que leva a assinatura
do chef) vendemos 30 pizzas para uma mesma pessoa, algo pouco
provável no serviço tradicional. Tenho certeza que isso será um
novo negócio para nós”, contou Madalosso.
preocupação dele com o delivery também se estende ao bem-estar dos
entregadores, que estão entre os profissionais expostos à
contaminação por coronavírus. “Buscamos ter a responsabilidade
social de proteger esses entregadores, ampliando a segurança para
eles.”
Hack pelo Futuro
motivar e inspirar os interessados, haverá palestras online até o
dia 24 de abril com insights sobre o enfrentamento a períodos de
crise. As palestras acontecerão sempre às 19 horqas no site do
hackathon. É preciso fazer inscrição prévia gratuitamente.
bate-papos são abertos ao público e os conteúdos poderão ajudar
os participantes do hackaton a compreenderem seus desafios para que
possam propor soluções criativas e inovadoras durante a competição
online.
hackaton vai permitir ter pessoas que possam ver se o seu negócio é
viável, se é o momento de lançá-lo. É uma grande oportunidade
para quem quer empreender.
Mediadora: Marcela Lachowski, Dev. de Negócios & Relação Corporativa em JUPTER
Flávio Tavares | Welcome Tomorrow Mobility Conference
As cidades do futuro. Novos modelos de deslocamento.
Silvia Barcik | Renault do Brasil
As empresas automobilísticas do futuro. Um novo relacionamento com o transporte.
Bruno Montejorge | Ifood
O novo delivery de experiências. Negócios se aderindo ao mercado de entregas.
Mediador: Nestor Werner Junior, diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde/PR
Marcus Figueredo | Hi Technologies
A relação entre saúde e tecnologia. O futuro da pandemia.
Caroline Cavet | Caroline Cavet Advocacia
A base jurídica da telemedicina. Um novo relacionamento entre médico e paciente.
Mediadora: Ilana Lerner, diretora da Biblioteca Pública do Paraná
Giovana Alcântara | Kantar Ibope Media
Os impactos e as mudanças no comportamento da sociedade.
Felipe Guerra | Jaime Lerner Arquitetos Associados
Preparando as cidades. Reconfiguração dos espaços e áreas públicas.
Leandro Knopfholz | Diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba
Culturas emergentes em novos formatos. Novas expressões da cultura digital.
Mediador: Gian Rocco, assessor de Inovação da Celepar
Luana Toniolo | TROC
O consumo consciente. Novas oportunidades de emprego.
Michel Costa | Diretor Founder Institute
Investimentos em novos negócios. Empresas e startups do futuro.
Fabio Araujo | Brain Inteligência Estratégica
Tendências do mercado de bens de consumo. Um novo consumidor com novas necessidades.