inbixexperience 2024
Grupo Gondaski: governança e cultura corporativa como fatores de inovação em empresas familiares
Durante o inbixexperience 2024, evento promovido pelo hub de inovação inbix nos dias 25 e 26 de setembro em Ponta Grossa (PR), a head do GazzConecta, Millena Prado, recebeu Alyson Gondaski, vice-presidente o Grupo Gondaski, no Podcast inbixexperience, O tema da conversa foi a governança e a cultura corporativa em empresas familiares.
No papo, disponível no canal do inbix no YouTube, Gondaski contou a história do grupo, que começou com a MacPonta Agro em 1995, cresceu e se diversificou ao longo de três décadas, tornando-se uma holding que integra as empresas MacPonta Agro, MacPonta Caminhões, MacPonta Rental e MacPonta Corretora de Seguros. Entre as iniciativas mais recentes, estão o Insightwave, uma spin-off do centro de serviços compartilhados do grupo, com foco em inovação; e a Gondaski Ventures, braço de venture capital para investir em startups e outras empresas.
Hoje, o grupo tem mais de 550 colaboradores e já ultrapassou R$ 1 bilhão de faturamento, figurando entre os mil maiores grupos do Brasil, com operação em quatro estados — Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Tocantins.
Na entrevista, Gondaski enfatizou que a maioria das grandes empresas começou como negócios familiares e, à medida que uma empresa cresce, é necessário descentralizar a tomada de decisões. Nesse contexto, o grupo estabeleceu uma estrutura de governança sólida, com comitês voltados para áreas como risco, pessoas e inovação, garantindo transparência e eliminando conflitos de interesse.
Ele também diz que cultura corporativa do grupo tem o propósito de fazer o melhor para que a vida possa prosperar. "A nossa cultura está pautada em quatro pilares: integridade e respeito às pessoas, excelência, espírito empreendedor e propósito. E o nosso propósito é fazer o melhor para que a vida possa prosperar", conta
Gondaski ainda salientou que essa cultura busca simplificar processos, dar autonomia às pessoas e garantir que o cliente esteja sempre no centro das decisões.
Quanto à governança, ele diz que ela permite à empresa ter transparência e eliminar conflitos de interesse, focando na sucessão, na gestão financeira e na participação dos executivos. "Quando você junta a governança e a cultura, cria um elemento de empresa familiar que permite trabalhar dentro da estrutura de gestão, facilitando o entendimento das pessoas sobre o que você quer alcançar e a quem você serve", revela.
A empresa ainda tem na inovação um dos seus pilares fundamentais, ao lado de pessoas, clientes e financeiro. Segundo ele, ela é impulsionada pela compreensão de que modelos de negócios podem se tornar obsoletos ao longo do tempo - por isso, inovar é fundamental.
Confira abaixo a entrevista completa: