Encontro nesta terça (6) selou renovação
Governo do Paraná e Google ampliam parceria para uso de IA
O Governo do Paraná e o Google formalizaram na última terça (6), em São Paulo, a expansão da colaboração já existente para a implementação de novas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e sistemas de gestão em diversas áreas da administração estadual. O governador Ratinho Junior se reuniu com o presidente da Google Cloud América Latina, Eduardo Lopez, para alinhar a aplicação de tecnologias voltadas à sustentabilidade, segurança pública e outras áreas prioritárias para o estado. As informações são da Agência Estadual de Notícias (AEN-PR).
A parceria com o Google otimiza serviços públicos por meio da IA, explorando soluções como o mapeamento de incidência criminal e o cruzamento de dados de Boletins de Ocorrências. O estado já utiliza um pacote de seis soluções de IA desenvolvidas em conjunto com o Google em áreas como trânsito, infraestrutura e previdência, incluindo a autobiometria facial na CNH e aplicativos para a educação.
“O Paraná tem a melhor educação do Brasil e está se tornando um grande berçário na área de tecnologia, setor que também grande demanda de emprego e paga bons salários”, afirmou Ratinho Junior. “Nós colocamos a tecnologia dentro da sala de aula, com milhares de alunos fazendo aulas de programação e robótica, mas também queremos trazer a Inteligência Artificial para dentro do serviço público, para dar mais agilidade e melhorar o atendimento ao cidadão”.
Na área educacional, a colaboração já resultou na concessão de 25 mil licenças de cursos profissionalizantes e no programa Talento Tech, que qualifica jovens em tecnologia. Adicionalmente, 32 mil chromebooks foram distribuídos em escolas estaduais para aprimorar a infraestrutura tecnológica para cerca de 450 mil alunos.
Acompanharam o encontro os secretários estaduais das Cidades, Guto Silva; do Planejamento, Ulisses Maia; de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani; da Educação, Roni Miranda; da Comunicação, Cleber Mata; e o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa.