Thumbnail

O diretor de inovação da Orbital, Vini Luiz, e coordenador da incubadora Santos Dumont, do Parque Tecnológico de Itaipu, Wilmar Ribeiro. Crédito: Divulgação.

Parque Tecnológico de Itaipu

Foz do Iguaçu no mapa da inovação: parceria entre Orbital e PTI busca impulsionar negócios no Oeste do Paraná

GazzConecta
16/07/2024 17:53
A Orbital, uma all-in-one tech provider com sede em São Paulo e operações nos Emirados Árabes Unidos, fechou uma parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), de Foz do Iguaçu para auxiliar o desenvolvimento de startups e empresas já consolidadas na região Oeste do Paraná. O projeto "Orbital Cataratas" busca fortalecer iniciativas de inovação no interior paranaense em áreas como agricultura de precisão, energias limpas e cidades inteligentes.
A parceria surgiu durante uma missão no Oriente Médio, que colocou em contato representantes das duas entidades. A partir daí, o PTI convidou a Orbital a integrar o ecossistema de inovação de Foz do Iguaçu, que possui um bairro inteligente onde burocracias são minimizadas para que novas tecnologias possam ser testadas com mais agilidade. Esse ambiente permite que empresas e startups testem suas inovações em um cenário real, recebendo feedback imediato e ajustando suas soluções conforme necessário.
Com o projeto, a Orbital, que fornece soluções tecnológicas integradas para empresas, passa a oferecer suporte técnico, mentoria e acesso a estratégias de negócios para empreendedores locais, com a intenção de transformar ideias promissoras em negócios bem-sucedidos.
O PTI tem se destacado no fomento à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, apoiando mais de 100 startups nos últimos anos e oferecendo um ambiente colaborativo e infraestrutura de ponta. Com a parceria, a ideia é ampliar este número. De acordo com o diretor de inovação da Orbital, Vini Luiz, o mercado da região tem grande potencial de exploração e investimento. “Decidimos focar no interior do Paraná porque identificamos um grande potencial inexplorado, que está alinhado à estratégia de longo prazo da Orbital de expandir suas operações locais. Muitas ideias inovadoras estão surgindo fora dos grandes centros urbanos, e acreditamos que podemos proporcionar o suporte necessário para que essas ideias se transformem em negócios de sucesso”, comenta em nota.
O envolvimento da Orbital com negócios do Oeste paranaense faz parte do objetivo da empresa de apoiar ideias inovadoras e startups de diferentes regiões, conectando o interior aos grandes centros e ao mercado internacional, incluindo o Oriente Médio, onde possui operações.
As áreas definidas como prioritárias no projeto consideram a utilização de tecnologias como IoT e inteligência artificial para aumentar a eficiência e produtividade agrícola; o desenvolvimento de novas formas de geração e armazenamento sustentável de energia; e a criação de soluções tecnológicas para melhorar a gestão urbana e a qualidade de vida dos cidadãos no caso das cidades inteligentes.
Para Wilmar Ribeiro, coordenador da incubadora Santos Dumont, parte integrante do PTI, a chegada da empresa paulista trará ainda mais inovação ao parque.
“A entrada da Orbital no ecossistema do Parque Tecnológico Itaipu representa um marco significativo para o fortalecimento de nossas interações e a atração de novos negócios para nossos ambientes de inovação. Com seu vasto conhecimento técnico, a Orbital poderá colaborar de maneira efetiva com outras startups e contribuir para os projetos em desenvolvimento no parque. Além disso, sua participação ativa no condomínio empresarial enriquecerá ainda mais nosso ambiente de cooperação e serviços, impulsionando a sinergia e o crescimento coletivo de todos os envolvidos”, afirma.
Todos os projetos desenvolvidos no âmbito do "Orbital Cataratas" serão projetados com um enfoque na neutralização de carbono. Isso inclui a implementação de práticas de desenvolvimento sustentável, uso de energias renováveis e compensação de emissões de carbono, alinhando-se às melhores práticas ambientais e reforçando o compromisso da empresa com práticas ESG. “Nossa missão é ser uma força propulsora para a inovação no Paraná, colaborando com empresas locais para criar soluções que beneficiem não apenas a região, mas todo o Brasil e o mundo”, conclui o diretor.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.