Tendências em operações de crédito
Evento Varejo Finance reuniu líderes de grandes varejistas em Curitiba
“O varejo se transforma para atender clientes”. Assim começou a fala de Edson Luiz dos Santos, CEO da Colink e autor do livro "Payments 4.0", enaltecendo que o varejo se modifica para atender um consumidor cada vez mais exigente, durante o Varejo Finance 2024, evento organizado pela Giro.Tech,
Realizado na última sexta-feira (8), o encontro reuniu os principais executivos e grandes líderes do mercado varejista do Paraná e de Santa Catarina no Hard Rock Cafe, em Curitiba, para debater as tendências e desafios do setor nos próximos anos.
O evento contou com a presença de profissionais de grandes marcas, como Daju, Lojas MM, Lojas Berlanda, Nichele Materiais de Construção, Mini Preço, Coopercard, Gazin, Supermercados Condor, Cassol Materiais de Construção e Balaroti.
O Varejo Finance surgiu para atender uma necessidade de encontros mais exclusivo para CFOs, sócios e donos de varejo de médio e grande porte da região Sul, que buscam um espaço para discussão e networking acerca dos obstáculos enfrentados pelo setor.
Um dos pontos trazidos é que os varejistas precisam superar diversas demandas no seu ecossistema para gerar mais eficiência tributária em suas receitas. É o que ocorre nas operações de crédito, por exemplo.
Nos últimos anos, o mercado do varejo vem observando um aumento nos serviços de bancarização, com as empresas optando por atuar como bancos, para ampliar o leque de serviços oferecidos e destravar novas fontes de receitas.
Ao explorar o que os varejistas têm feito para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado financeiro, o Varejo Finance conseguiu trazer luz à uma série de tendências das operações de crédito, como o cartão private label e o crediário bancarizado.
Entre os palestrantes desta edição, estavam Milton Goetten, CEO da Tidas; Pedro Albuquerque, co-fundador e diretor de negócios da RPE; Letícia Alcântara, CEO da Fiabilité; Sidnei Cheremei, head de serviços financeiros dos Supermercados Condor; e Leonardo França, CFO da Cassol Materiais de Construção. Eles debateram sobre o poder dos dados no varejo, trazendo perspectivas sobre as dificuldades que o setor enfrenta ao conceder crédito aos seus clientes.
Todos foram unânimes ao indicarem que consideram o serviço financeiro algo bom para o varejo. Porém, eles também concordam que a operação de crédito deve ser uma ferramenta para alavancar as vendas a longo prazo e fomentar o core business principal da empresa.
Leonardo França, da Cassol, considera que os varejistas são sedentos para financiar seu capital financeiro e que o crédito é a melhor maneira para aumentar o ticket médio das vendas.
Sidnei Cheremei, do Condor, destacou que ter um CRM exclusivo para serviços financeiros não é suficiente. Também é preciso saber organizar os dados, para entender quem são os clientes do varejo e quais são seus comportamentos de consumo.
Dentre os participantes, Paulo José da Silva, gerente de serviços financeiros da Gazin, afirmou que o evento foi muito empolgante, com assuntos relevantes para o setor do varejo. "Foi uma grande oportunidade para se atualizar, rever velhos amigos e fazer novas amizades”. disse.
Bruno Barros, product manager da Natura, aproveitou para dar os parabéns para a Giro.Tech e a todos os organizadores do evento, destacando que o Varejo Finance foi de altíssimo nível. "Os conteúdos das palestras foram extremamente atuais e conectados com o que o varejo tem observado em estudos de mercado”, revelou.
Para 2025, a Giro.Tech, startup que fornece uma infraestrutura de crédito completa para empresas, já prepara novas edições do Varejo Finance, com temas adicionais que respondem aos desafios do setor.