Thumbnail

Ricardo Cappelli, presidente da ABDI, na abertura do Seminário. Foto: Ari Dias/AEN

Inovação

Evento sobre contratação pública de inovação destaca ciclo virtuoso para o desenvolvimento do PR

Cristina Seciuk
13/08/2024 14:00
Curitiba recebeu nesta terça-feira (13) a segunda edição do Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público, realizado no auditório do Canal da Música. A programação contou com palestras e painéis dedicados à capacitação de profissionais do setor para incentivar um olhar mais aberto à inovação por parte de gestores e servidores com o objetivo de fomentar e desmistificar o uso de instrumentos ainda recentes, previstos a partir do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ao todo, o evento reuniu mais de 500 participantes.
Organizado pela Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) em conjunto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o evento é correalizado pelo GazzConecta, para impulsionar as discussões e fazer o match entre iniciativa pública e privada.
Diferente do que acontece nas compras públicas tradicionais, em que a aquisição fica limitada a produtos e serviços já disponíveis no mercado, a contratação de inovação permite que a administração pública busque, por exemplo, a criação ou o desenvolvimento de soluções inéditas, tudo motivado pelo atendimento de demandas concretas, para o benefício da população.
Com potencial para alcançar avanços rápidos e significativos em diversas áreas, a adesão a esse tipo de contratação foi destacada pelo secretário da inovação do estado, Alex Canziani, como um movimento fundamental para a administração paranaense. Na avaliação de Canziani, "é um passo importante para que o cidadão tenha melhores serviços, mais rápidos e eficientes. Acima de tudo, é uma forma de atender melhor a sociedade", arrematou.
Neste sentido, o Secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva, reforça que a adoção de medidas inovadoras, como a adequação às possibilidades abertas com as novas regras de contratação, aceleram a capacidade de resposta da gestão pública, cada vez mais cobrada por respostas céleres e eficientes.
"Nós temos que levar esse conhecimento [aos gestores] para poder adquirir essas soluções e responder a sociedade de uma forma mais rápida, mais ágil. Então, o evento tem esse caráter pedagógico, de explicar, ensinar. Quem ganha no final de todo esse contexto é o cidadão". Ainda segundo Guto Silva, a prioridade do governo do estado nesse momento está em dar segurança aos gestores, e especialmente aos servidores, para que avancem com medidas inovadoras.

Paraná é um player importante

Para Ricardo Cappelli, presidente da ABDI, o Paraná tem se mostrado um player importante no avanço e na promoção da lei de inovação, graças a uma postura proativa e interessada, inclusive firmando parcerias dedicadas à consolidação do seu uso como prática corrente no estado.
"Acredito que faremos do Paraná uma referência para as outras unidades da federação", avalia ele, em alusão a um protocolo de intenções assinado entre ABDI e a Secretaria da Inovação. A cooperação é a primeira da agência com um estado e pretende identificar problemas públicos que possam ser resolvidos por meio de Encomendas Tecnológicas (ETECs) e outras compras inovadoras, com o auxílio do Hubtech, escritório de assessoramento especializado no tema.
O evento termina nesta quarta-feira (14), com uma rodada de oficinas técnicas, e conta com patrocínio da Celepar, Sanepar e Fomento Paraná, além do apoio do Sebrae/PR, Tribunal de Contas da União (TCU), Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopeme), iCities, Connect Week e Instituto Synapse.

Diretor de IA toma posse

Secretário Alex Canziani, da SEI, empossa o novo diretor Rafael Loureiro. Foto: Ari Dias/AEN
Secretário Alex Canziani, da SEI, empossa o novo diretor Rafael Loureiro. Foto: Ari Dias/AEN
Durante a abertura do Seminário, o administrador Rafael Sanchez Loureiro, de 43 anos, tomou posse como diretor de Inteligência Artificial da SEI. Em uma iniciativa pioneira, a secretaria abriu um processo seletivo nacional para atrair especialistas na área de inovação e tecnologia, que atraiu 238 candidatos de 15 estados.
Entre as atribuições do cargo estão a gestão de projetos de digitalização e modernização dos serviços públicos, a implementação de IA para otimização de processos e a análise de grandes volumes de dados, bem como do gerenciamento de equipes multidisciplinares e a promoção de uma cultura de inovação.
Loureiro é graduado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduado em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem especialização em Inovação com Realidade Aumentada e Inteligência Artificial pela Universidade de Stanford na Califórnia. Atualmente, é candidato a um doutorado em Administração Pública com ênfase em Tecnologia aplicada a Políticas Públicas pela FGV.
O novo diretor tem mais de 20 anos de experiência no setor de tecnologia, com passagens pela Renault, Banco do Brasil e Cruz Vermelha Americana. Atuou, também, na multinacional de tecnologia IBM como gerente sênior dos parceiros de negócios nos Estados Unidos. Sua última passagem foi pela empresa i9 Tech como diretor financeiro e de tecnologia, atuando com consultoria especializada em inovação para indústria 4.0.