Thumbnail

Luiz Álvaro Forte Carneiro, vice-diretor de Inovação e Tecnologia do Hospital Pequeno Príncipe. Crédito: Silvestre Laska.

Evento da Masterboard

Evento do Hospital Pequeno Príncipe compartilha cases de gestão empresarial

GazzConecta
20/05/2025 12:39
O Hospital Pequeno Príncipe, instituição pediátrica brasileira, compartilhou suas práticas de gestão e cultura organizacional com empresários do Masterboard Club em Curitiba. O evento, realizado na capital paranaense, teve como objetivo apresentar como a estrutura e os processos de um hospital filantrópico podem inspirar líderes de diferentes setores.
Luiz Álvaro Forte Carneiro, vice-diretor de Inovação e Tecnologia do Hospital Pequeno Príncipe, ministrou a palestra. Ele apresentou dados sobre a atuação da instituição, como a realização de 20% dos transplantes pediátricos de coração no Brasil em 2024. O hospital, fundado em 1919, destina 60% de sua capacidade de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e emprega cerca de 2.700 colaboradores diretos, totalizando aproximadamente 4.000 profissionais.
O Hospital Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019 e foi reconhecido pela revista Newsweek como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina pelo quarto ano consecutivo. A instituição também foi reconhecida pela Health without Harm como o hospital pediátrico com as melhores relações com o meio ambiente do mundo.
Carneiro destacou durante o evento que, apesar de ser uma organização filantrópica, o hospital adota práticas de gestão que buscam eficiência operacional e qualidade no atendimento, o que se reflete em certificações nacionais e internacionais. Ele enfatizou a importância do conhecimento tácito dos colaboradores e da criação de mecanismos para a escuta ativa dentro das equipes.
"As melhores sugestões de aprimoramento vêm de quem vivencia diariamente os processos. Criar mecanismos que incentivem a escuta ativa dentro das equipes pode ser determinante para elevar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados", afirmou. O palestrante também ressaltou o valor dos encontros de networking para o intercâmbio de práticas de gestão. "Participar de eventos com empresários de diferentes áreas amplia o repertório de gestão e estimula uma escuta ativa sobre práticas bem-sucedidas", completou Carneiro.
O Masterboard Club, organizador do evento, foi criado em 2017 e busca fomentar conexões estratégicas e o aprendizado prático para o desenvolvimento de negócios no Brasil.