Thumbnail

Equipe do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli vencedora na modalidade Design de Robô e vice-campeã na modalidade FRC (First Robotics Competition) no Festival SESI de Robótica Off-Season. Crédito: Fundação Araucária/Divulgação.

Melhor design de robô

Estudantes de escola estadual de Curitiba vencem competição nacional de robótica em Cuiabá (MT)

GazzConecta
27/08/2024 18:42
Estudantes e professores do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, de Curitiba, foram campeões no Festival SESI de Robótica Off-Season, em Cuiabá (MT), realizado no início de agosto. Eles fazem parte da equipe Manna Robotics, cujo projeto faz parte do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Manna Academy e do Manna BR, com sede na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O arranjo conta com apoio da Fundação Araucária, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. As informações são da Agência Estadual de Notícias (AEN).
A equipe foi campeã na modalidade Design de Robô e vice-campeã na modalidade FRC (First Robotics Competition). O evento envolveu 49 equipes nas modalidades FLL (First Lego League), FRC (First Robotics Competition) e FTC (First Tech Challenge). Cada modalidade exige dos alunos competências específicas, mas todas envolvem trabalho em equipe, raciocínio lógico, estratégia e muita tecnologia para desempenho das missões ao longo da competição.
Robô da equipe Manna Robotics premiado na competição. Crédito: Fundação Araucária/AEN.
Robô da equipe Manna Robotics premiado na competição. Crédito: Fundação Araucária/AEN.
As competidoras e competidores projetam, montam e traçam estratégias para os robôs que entram para disputar os rounds. Vencendo o round, a equipe passa para as próximas fases. Também são dados prêmios relacionados ao robô e o prêmio de Impacto Social, no qual é apresentado como disseminar a robótica pelo mundo.
"Ter equipes de robótica de competição de escolas públicas é algo incrível para o Paraná. É exemplo e inspiração para crianças, jovens e adultos, sem contar na valiosa experiência e o orgulho de representar o Paraná", ressaltou a articuladora do NAPI Manna Academy e professora da UEM, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.
“O Manna Robotics tem seis equipes de competição, que têm conquistado ótimos resultados graças ao talento de cada um e ao importante apoio que recebemos da Fundação Araucária e da Seti”, destacou a professora.
“O sucesso do Manna Robotics não é medido apenas por troféus e premiações, mas também pela transformação na vida dos estudantes e professores”, disse Thadeu Angelo Miqueletto, técnico da equipe, junto com Maria Laura Miqueletto, ambos professores do colégio estadual, localizado no bairro Umbará. Para eles, o projeto Manna Robotics é exemplo de como a determinação, a criatividade e a educação podem transformar realidades e inspirar novas gerações de cientistas, engenheiros e inovadores.