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73% dos consumidores querem entregas ultrarrápidas no e-commerce

Quick commerce

Estudo revela que 73% dos usuários querem entregas ultrarrápidas no e-commerce

Guilherme Haas, especial para o GazzConecta
03/02/2022 13:00
Um novo estudo publicado pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares, a respeito do comportamento dos consumidores em torno do quick commerce (ou q-commerce) revela que 73% dos usuários esperam entregas ultrarrápidas para suas compras no comércio eletrônico.
O termo q-commerce ainda não é muito conhecido no Brasil, mas começa a ganhar popularidade através de serviços e plataformas de delivery, como o Amazon Prime e os supermercados Daki, que oferece entregas em até 15 minutos. As entregas ultrarrápidas também são chamadas de same-day delivery (ou entrega no mesmo dia).
Segundo a pesquisa do Capterra, a rapidez na entrega é o quesito mais importante para os consumidores no comércio eletrônico, superando preço e atendimento. Para 56% dos entrevistados, o nível de satisfação com uma loja é bastante influenciado pela sua entrega. Já 64% dos consumidores disseram que são influenciados em algum grau pelo tempo de entrega oferecido pelo e-commerce. Apesar disso, apenas 1/4 dos entrevistados afirmaram que deixariam de realizar uma compra caso a loja não ofereça entrega para o mesmo dia.
Entre os produtos comercializados com entregas mais rápidas estão os medicamentos e produtos farmacêuticos. Para 34% dos participantes da pesquisa, esses itens costumam chegar em menos de uma hora em suas residências. No entanto, objetos de casa e decoração, seguido pelos eletrônicos, são os que mais demoram para serem entregues, com 43% e 38% respectivamente, na visão dos consumidores.
"O estudo do Capterra demonstra que o tempo de entrega está alinhado ao tipo de mercadoria e sua finalidade. Portanto, é necessário que os varejistas conheçam as características de seus produtos para poder organizar uma operação logística rápida e eficiente", explica Marcela Gava, analista responsável pelo estudo, em nota. 
A pesquisa revelou também o desejo da grande maioria dos consumidores (95%) pela redução nos prazos de entrega. Já entre os principais problemas relacionados ao comércio eletrônico segundo os entrevistados são: altas taxas de frete (38%) e atrasos no serviço logístico (26%).