Unicórnio
Depois de aporte milionário, entenda o que busca a mineira Hotmart
A startup brasileira de ensino digital Hotmart anunciou o recebimento de um aporte milionário no valor de R$ 735 milhões (US$ 130 milhões). A empresa faz parte do seleto grupo de unicórnios brasileiros - apelido dado às startups que possuem valor de mercado igual ou superior a US$ 1 bilhão. O status foi alcançado ainda em março de 2020, quando a companhia recebeu recursos para adquirir a empresa americana de tecnologia Teachable.
O investimento recente foi liderado pelo fundo norte-americano TCV e pela gestora Alkeon Capital. Os valores do novo valuation não foram revelados, porém, com a nova captação, a Hotmart reforça seu posicionamento como uma das principais startups do país, com um apelo gigante à digitalização.
Próximos passos
Fundada em Belo Horizonte em 2011 pelos empreendedores João Pedro Resende e Mateus Bicalho, a Hotmart é uma plataforma de venda, divulgação e compra de produtos digitais por criadores de conteúdo - como cursos, audiobooks e podcasts. Hoje, ela soma mais de US$ 1 bilhão em vendas e mais de 50 milhões de usuários em 185 países.
E, apesar de integrar uma seleta lista com 11 empresas nacionais com valuation bilionário, a exemplo da fintech C6, VTEX, Loggi, Quinto Andar, Ebanx, Loft e a curitibana MadeiraMadeira, a Hotmart não esbanja o título.
“O título de unicórnio é um marco importante, mas nunca nos preocupamos com isso. Foi mais uma consequência do que um objetivo. Nosso foco sempre foi o de fortalecer a comunidade de criadores e oferecer um ecossistema completo para quem quer empreender, ensinar e aprender online”, afirma João Pedro Resende, CEO da Hotmart.
Em entrevista ao GazzConecta, Resende contou que a empresa pretende continuar a investir em estratégias de crescimento e expansão global do negócio e que agora há a “possibilidade de explorar oportunidades de aquisições, além de ampliar a oferta de produtos”.
A tendência apontada pelo CEO segue o que já tem feito a Hotmart em 2020, quando a startup comprou três diferentes empresas. Além da Teachable, a Hotmart voltou seus esforços para a aquisição da Wollo, de podcast; e da Klickpages, de marketing digital.
“A Hotmart segue de olho em potenciais oportunidades no mercado que conversem com nosso conjunto de soluções e serviços”, disse o fundador.
“Buscamos empresas com rápido crescimento em nosso mercado ou com ferramentas que complementam nossa oferta de plataforma completa (all-in-one), mas que também tenham sinergia com a visão da Hotmart”, declarou Resende, sobre o perfil de empresas buscadas pela Hotmart nessa nova leva de aquisições.
A internacionalização é outro grande objetivo para a Hotmart. Com o novo valor milionário, a startup de Belo Horizonte quer entrar em novos mercados. Sem especificar quais países mira, Resende diz que a empresa tem boas chances de estabelecer novas relações comerciais, tendo em vista a presença do HotPay, sistema de pagamento de serviços digitais da empresa, em mais de 13 moedas.
Em uma última frente, a startup quer ampliar as funcionalidades da plataforma. “Queremos nos consolidar como solução completa para os usuários, reunindo em um único lugar os serviços necessários a todas as fases do processo”, conta.
“Isso inclui ferramentas para personalização das vendas, ampla rede de afiliados para auxiliar na divulgação dos produtos; proteção antipirataria, com tecnologia que evita downloads de vídeos e sistemas de detecção de fraudes; entre outros serviços”, finalizou.