Connected Smart Cities 2025
Curitiba recebe prêmio de melhor ecossistema de inovação do Brasil
Curitiba foi reconhecida como a cidade com o melhor ecossistema de inovação do Brasil, recebendo o Selo CSC Diamante no evento Connected Smart Cities 2025, realizado em São Paulo. A honraria, entregue na última quarta (24), é o reconhecimento máximo concedido pela plataforma multidimensional Connected Smart Cities em parceria com a consultoria Exxas.
A capital paranaense foi a única entre 50 municípios brasileiros avaliados a alcançar o nível Diamante. As cidades foram classificadas em cinco níveis (Aspirante, Bronze, Prata, Ouro e Diamante) com base em suas práticas de governança tecnológica. Além do Selo Diamante, Curitiba também recebeu o Selo Ouro para cidades inteligentes e obteve o primeiro lugar no ranking nacional em um dos eixos avaliados: tratamento de resíduos sólidos, água e esgoto. O processo de avaliação considerou seis eixos temáticos, como Políticas e Estratégias de Inovação, Transparência e Ambientes de Inovação.
“Esta conquista mostra que nossa cidade é referência nacional em inovação e que o Vale do Pinhão é um exemplo de como o poder público, a iniciativa privada, as universidades e a sociedade civil podem trabalhar juntos em favor do desenvolvimento", afirmou o prefeito Eduardo Pimentel, que destacou o orgulho pela conquista do Selo Diamante, reforçando o foco de Curitiba em ser uma metrópole inteligente e inovadora.
“O Vale do Pinhão foi o único a receber o nível máximo de reconhecimento porque fomenta os negócios de Curitiba com práticas consolidadas de colaboração e transparência", completou o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão. "O Selo CSC valoriza os municípios que avançam na governança de seus ecossistemas, ressaltando o trabalho da quádrupla hélice (poder público, iniciativa privada, academia e sociedade civil) alinhado às tendências globais do setor".
Com o reconhecimento, a capital paranaense amplia suas expectativas para o Gimi Awards, apelidado de "Oscar da Inovação", que ocorrerá em 7 de novembro, no Rio de Janeiro. Curitiba é finalista Top 3 na categoria Entidade Pública Mais Inovadora, concorrendo com a Polícia de Dubai e o Ministério de Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes. A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação foi inscrita na premiação promovida pelo Global Innovation Management Institute (GIMI).