Sob medida
Startup é aliada de postos de combustíveis para fidelizar cliente com desconto personalizado
Fidelizar clientes e, de quebra, reduzir a margem perdida pelos postos de combustíveis em decorrência da variação cambial. Foi com essa proposta que surgiu a ClubPetro, startup que atua com business intelligence (BI) para o acompanhamento do desempenho financeiro dos estabelecimentos e no desenvolvimento de programas de fidelidade personalizados, com softwares desenhados de acordo com a demanda do negócio.
A ferramenta de gestão promete usar dados sobre o consumo dos motoristas para a criação de promoções e vantagens para ajudar os postos de combustíveis a manter clientela, com aumento de 56% no índice de retorno, 30% de alta no ticket médio e de até 80% no consumo dentro do estabelecimento, números importantes dado o cenário do segmento, de acordo com Dawisson Lage, fundador da startup e dono de cinco postos em Minas Gerais. “Um posto de gasolina de médio porte fatura por volta de R$ 1 milhão, porém apenas 1,5% deste total é de lucro por conta do alto custo do combustível”, calcula.
Criada em 2016 na cidade de Itabira (MG), a empresa atende 800 posto em 26 estados. Juntos, os estabelecimentos atendidos reúnem mais de 3 milhões de clientes fidelizados. “À medida que o empresário conhece mais o cliente, pode beneficiá-lo melhor. Há postos que até criam descontos diferenciados para os motoristas mais fiéis”, explicou Lage. Segundo ele, os dados são gerados pelos próprios consumidores cadastrados no seu posto de confiança. A cada abastecimento, as informações do consumo seguem para um banco de dados da ClubPetro que alimenta o programa de fidelidade daquele revendedor. Ou seja, “quanto mais clientes se cadastrarem, mais promoções relevantes serão oferecidas”, destacou o administrador de empresas.
De desconto a lava rápido
Entre os prêmios oferecidos aos clientes, estão desconto no valor final da compra, lavagem do carro, produtos da loja de conveniência e até troca de óleo. “Com a tecnologia, os dados não são da distribuidora, são do dono do posto. Promovemos a independência do empresário”, disse o fundador da startup que reside no Cubo Itaú, maior hub de empreendedorismo da América Latina, sediado em São Paulo.
Com crescimento anual de 300% ao ano, a empresa dará seus primeiros passos no exterior a partir de dezembro, quando inicia operações no Peru. Para 2020, a companhia deve desbravar outros países da América Latina — ficando de fora dos planos apenas a Venezuela. “O mercado venezuelano é muito particular. Lá, o combustível tem preço de água e água tem preço de combustível”.