Conheça
Comunica.in, a startup que quer resolver a “comunicação interna”
A tecnologia é uma grande aliada das empresas que estão na etapa de transformação digital, com a inclusão de soluções que tornem processos mais rápidos, eficientes e organizados. A startup curitibana Comunica.in foi criada em 2018 justamente com a proposta de auxiliar as organizações em seus processos de comunicação interna.
Fundada por Felipe Hotz, a startup é voltada para employee experience multisoluções, que, em outras palavras, significa implementar tecnologia para que os times de Comunicação Interna (CI) e Recursos Humanos (RH) otimizem processos e não percam tempo com algumas atividades rotineiras. Da mesma forma, a Comunica.in tem uma proposta direcionada a aumentar o engajamento dos colaboradores nas empresas.
A solução reúne em uma mesma plataforma várias
funcionalidades importantes para o dia a dia das equipes de comunicação
interna, como criação e agendamento do disparo de comunicados e pesquisas,
segmentação, controle e planejamento das campanhas de comunicação e mensuração
de resultados de performance.
funcionalidades importantes para o dia a dia das equipes de comunicação
interna, como criação e agendamento do disparo de comunicados e pesquisas,
segmentação, controle e planejamento das campanhas de comunicação e mensuração
de resultados de performance.
Como funciona a Comunica.in?
A Comunica.in é uma plataforma que pode ser
utilizada como interface e canal de comunicação interna, aproximando os
colaboradores e a empresa.
utilizada como interface e canal de comunicação interna, aproximando os
colaboradores e a empresa.
Dessa forma, os funcionários podem interagir com os times de RH e CI usando o aplicativo. No app, eles encontram diversos serviços importantes, informações essenciais e comunicados divulgados pela empresa.
Ao todo, são seis canais digitais para que os colaboradores se relacionem com as organizações através da solução oferecida pela Comunica.in:
- Workplace;
- Inbox;
- WhatsApp;
- Inmail;
- Yammer;
- Inapp.
Para integrar o app com o sistema de gestão, são usados softwares como G suite, Office 365 e SAP, todos bastante conhecidos em organizações dos mais diferentes segmentos. Atualmente, a solução da startup atende o perfil das empresas que possuem a partir de 500 funcionários.
A Comunica.in tem uma carteira de clientes bem diversificada, que
engloba grupos de mídia (jornal, rádio e TV), auditorias, bancos, varejistas, empresas
do setor automobilístico e farmacêutico.
engloba grupos de mídia (jornal, rádio e TV), auditorias, bancos, varejistas, empresas
do setor automobilístico e farmacêutico.
“A comunicação interna precisa entender e acompanhar as novas dinâmicas culturais da nossa sociedade. Afinal, comunicar envolve, também, mensurar e avaliar a qualidade daquilo que foi transmitido. Por isso, somos tão importantes para organizações que têm como um dos seus valores entender a forma que as informações são avaliadas pelos colaboradores”, destaca Felipe Hotz, fundador e CEO da Comunica.in.
Comunica.in cresceu 6x em 2020
No ano em que a pandemia da covid-19 impôs uma série de restrições e adaptações para os negócios, a Comunica.in teve um crescimento de 6 vezes, principalmente no segundo semestre, quando as companhias perceberam que as relações de trabalho nunca mais seriam as mesmas depois da crise sanitária.
Nesse cenário, cresceu a demanda por ferramentas digitais capazes de mensurar resultados e promover acessibilidade de informações, inclusive no ambiente organizacional, como nas tratativas entre empresa e funcionário.
O protagonismo das soluções de gestão e comunicação ao longo de 2020 permitiu que a Comunica.in atingisse resultados positivos, com receitas estimadas em R$ 1 milhão.
Para se uma ter ideia do crescimento dos processos da startup, no começo de 2020, a média mensal de envios de comunicados pela plataforma era de 300 mil. Já em novembro do mesmo ano, o número saltou para 7 milhões de envios por mês.
Modelo híbrido
O sistema de trabalho híbrido, quando os colaboradores executam parte da jornada de forma presencial e o restante a distância, pode afetar positivamente a startup curitibana.
Mesmo em empresas que priorizam o modo tradicional de operação, com o
funcionário no escritório, a equipe de gestão da Comunica.in percebe que as
ferramentas digitais estão sendo necessárias para intermediar a relação entre
times e gestores.
funcionário no escritório, a equipe de gestão da Comunica.in percebe que as
ferramentas digitais estão sendo necessárias para intermediar a relação entre
times e gestores.
O diferencial das ferramentas da startup está na análise de dados, que apresenta indicadores que marcam o bom desempenho da comunicação e servem para direcionar as ações de CI e RH.
Para o futuro próximo, a startup pretende aumentar a base de clientes e implementar novas funcionalidades no app. A empresa também está apostando em uma nova rodada de investimentos para ampliar sua operação.