Thumbnail

Miguel Segundo, CEO da Gedisa Energia, durante o GazzSummit Agro e Foodtechs, evento do GazzConecta apresentado pela empresa. Crédito: Jean Arbaiter.

Energia personalizada e acessível

Líder em energia limpa, Gedisa dá ao consumidor o poder de escolher como consumir energia

Brenda Iung
Brenda Iung
15/04/2025 13:55
O Paraná é o principal estado brasileiro em geração distribuída (GD) de energia, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A região ocupa a liderança nacional há três anos, considerando a relação entre potência instalada e número de unidades consumidoras. Em 2024, o estado apresentou 706 megawatts (MW) em potência instalada para 45 mil unidades consumidoras, conforme detalha o ranking.
A geração distribuída privilegia a sustentabilidade, com fontes como solar, eólica e biomassa. No Paraná, a GD é amplamente utilizada no agronegócio, especialmente em setores de alta demanda, como a avicultura, a piscicultura de água doce, a cadeia leiteira e as agroindústrias, segundo o governo estadual.
Esse cenário promissor impulsionou o desenvolvimento de negócios como o da Gedisa Energia, fundada em 2018, em Curitiba. Especialista em geração distribuída, a empresa apresenta crescimento sólido junto a clientes do agronegócio. Com sete anos de atuação, está entre as cinco maiores do setor no país, com mais de 10 mil clientes.
A Gedisa Energia foi a apresentadora oficial do GazzSummit Agro e Foodtechs, evento realizado em 26 e 27 de março em Curitiba. O encontro conectou especialistas, empresas e startups em debates sobre tendências, tecnologias e desafios do agronegócio e do setor alimentício brasileiro.
Segundo Miguel Segundo, CEO da Gedisa Energia, o principal desafio da empresa não é convencer o cliente de que ela é a melhor escolha para economizar na tarifa de energia, mas sim conscientizá-lo de que os valores cobrados não são imutáveis e podem ser negociados.
Para driblar a falta de maturidade do setor, a empresa investe em parcerias estratégicas com marcas presentes no cotidiano dos potenciais clientes. O resultado? Um índice de 98% de satisfação entre os consumidores.

Parcerias: energia, sustentabilidade e eficiência

Uma das parcerias mais relevantes da Gedisa é com a Hambre, fabricante paranaense de gin. Na destilaria, a geração distribuída proporciona até 24% de economia na tarifa de energia elétrica, tornando a produção da bebida mais sustentável.
“A Hambre tem um mercado super legal. Além do uso na fábrica, a marca oferece as vantagens da Gedisa para seus clientes, unidades e pontos de venda”, explica Miguel.
O custo da energia elétrica impacta diretamente o valor final do gin. Com a parceria, a destilaria se beneficia das usinas de energia renovável administradas pela Gedisa, sem precisar arcar com os custos de compra e instalação de placas solares — que, embora vantajosas, são onerosas e apresentam retorno financeiro a longo prazo.
Outro exemplo é a parceria com a Ligga Telecom. “A energia é oferecida como um benefício. O cliente já utiliza a internet da empresa, já confia na marca. Com a parceria, a Ligga fideliza o cliente e ainda gera economia na conta de luz”, diz o CEO.
A Gedisa também atua junto ao sistema paranaense de cooperativas Cresol, fortalecendo a economia e ampliando a produtividade no agronegócio. “Com a parceria, as grandes marcas fidelizam os clientes, oferecendo o benefício da economia na energia”, destaca Miguel. Os clientes, por sua vez, confiam nas indicações e passam a fazer parte do universo Gedisa.
“Para isso, é preciso oferecer a solução mais eficiente, ser transparente, honesto e demonstrar a realidade. O cliente precisa saber qual será a economia real”, afirma.
Hoje, a marca atua com tecnologia e sistemas próprios para otimizar a gestão e tornar a jornada de contratação mais eficiente — 100% digital e realizada em poucos passos.

Excelência e crescimento

Com mais de 10 mil clientes, a Gedisa conta com mais de 100 usinas em operação, garantindo fornecimento estável e confiável. A empresa conta com 27  distribuidoras conectadas, o que assegura integração ao sistema energético nacional. Em sete anos, gerou mais de 150 GWh de energia e planeja ampliar sua potência instalada, atualmente em 400 MW.

Gedisa apresenta o GazzSummit Agro e Foodtechs

O GazzSummit Agro e Foodtechs consolidou-se como um espaço de destaque para a inovação no agronegócio e na indústria alimentícia. O evento conectou especialistas, empresas e startups para discutir tendências, tecnologias e desafios desses setores, fortalecendo a cadeia produtiva que leva os produtos do campo à mesa do consumidor.
O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de março, dentro do Smart City Expo Curitiba, o segundo maior evento sobre cidades inteligentes do mundo.