Thumbnail

Podem participar do chamamento público pré-incubadoras, incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, centros de inovação, núcleos de inovação tecnológica e espaços makers. Crédito: Freepik.

Estímulo à inovação

Chamada pública para ambientes de inovação do Paraná vai disponibilizar R$ 34 milhões; live de abertura acontece nesta sexta-feira (26)

GazzConecta
25/01/2024 15:13
Nesta sexta-feira (26), às 14h, acontecerá uma sessão informativa online para os ambientes de inovação do Paraná interessados em participar do chamamento público que vai disponibilizar R$ 34 milhões para projetos. Durante a live, serão repassados os parâmetros e as condições estabelecidos no chamamento.
A sessão é uma colaboração entre várias instituições, incluindo o Governo do Estado (por meio das Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital), a Fundação Araucária, o Sebrae/PR e o Separtec.
O coordenador de inovação do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, explica que o objetivo da chamada é fornecer recursos financeiros para o desenvolvimento de ambientes como pré-incubadoras, incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, centros de inovação, núcleos de inovação tecnológica e espaços makers.
“Todos os ambientes que contribuem com a geração dinâmica da inovação no Paraná podem participar da live e, consequentemente, do chamamento”, diz Camilo.
Ele explica que serão duas chamadas. A primeira, para aqueles ambientes ligados às instituições de pesquisa científica e tecnológica (ICT) do Paraná; a outra, para os ambientes de inovação que não estejam, diretamente, ligados aos ICT do estado. As inscrições para os editais vão até 22 de fevereiro.
Camilo afirma que o desenvolvimento desses ambientes é essencial para as estratégias de ecossistemas locais de inovação. Para o coordenador do Sebrae/PR, aumentar o número e a qualidade desses ambientes é fator determinante para receber mais recursos, melhorar a gestão e as operações, e criar mais e melhores empresas inovadoras e startups.
“Isso contribui significativamente para o crescimento do ecossistema local. O objetivo é ter ecossistemas mais robustos e eficientes até 2030, tornando os ambientes de inovação componentes chaves nessa evolução”, detalha.

Tadeu Felismino

O chamamento público recebe o nome de Tadeu Felismino, influente ator do ecossistema de inovação do Paraná. Felismino, falecido em 2023, foi presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia do Iapar (hoje IDR Paraná). Sua contribuição foi fundamental na criação de iniciativas como a incubadora industrial de Londrina, o que reforça seu legado no campo da inovação.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão