Thumbnail

Estudo indica que cerca de 178,8 mil novos empregos devem ser abertos na área agrodigital nos próximos dois anos. Crédito: budabar/Bigstock.

178 mil novas vagas

Mercado agrodigital deve crescer 183% até 2026 e exige mão de obra especializada

André Nunes
André Nunes
08/10/2024 09:07
Um levantamento da 360 Research & Reports indica que o setor da agricultura digital deve crescer 183% até 2026. Além disso, cerca de 178,8 mil novos empregos devem ser abertos na área agrodigital nos próximos dois anos, conforme o estudo "Profissões Emergentes na Era Digital: Oportunidades e Desafios na Qualificação Profissional para uma Recuperação Sustentável".
As expectativas do setor vão em direção aos resultados obtidos nos últimos anos. De janeiro a março de 2024, por exemplo, as exportações brasileiras do agronegócio somaram 37,4 bilhões de dólares, com crescimento de 4,4% em relação aos 35,85 bilhões de dólares exportados entre janeiro e março de 2023 – batendo um recorde para o período. Os dados são da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária.
De acordo com o órgão, o aumento em valor reflete a expansão na quantidade embarcada, pois o índice de quantum (que avalia a mudança no volume de bens comercializados, desconsiderando a oscilação dos preços) aumentou 14,6%, compensando a queda no índice de preços, que foi de 8,8%. O agronegócio representou 47,8% das vendas externas totais do Brasil no período, pouco acima dos 47,3% do primeiro trimestre de 2023.

Capacitação profissional agrodigital

A força do agronegócio é inegável para a economia brasileira, responsável por 24% do PIB nacional. Diante dos novos cenários que se apresentam, é necessário que o processo de capacitação profissional abranja aspectos fundamentais da transformação digital, realidade cada vez mais presente no campo.
Para continuar sendo relevante diante de novosplayers de mercado e de consumidores mais exigentes, é preciso estar atento aos avanços tecnológicos.

Graduação 4D em AgroDigital

Diante do cenário de transformação digital e as oportunidades para universitários em início de carreira, quanto para profissionais em busca de capacitação e crescimento no agronegócio, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) acaba de lançar o curso de Graduação 4D em AgroDigital.
Inédito no Brasil, o curso surge como uma resposta às novas oportunidades no agronegócio, atendendo tanto quem está iniciando na carreira quanto profissionais em busca de atualização e crescimento. 
Desenvolvido em parceria com especialistas do setor, o curso é projetado para formar líderes capazes de se destacar em um dos setores mais promissores da economia.
Além do ineditismo, a graduação em AgroDigital da PUCPR prepara o estudante para se tornar um integrador de tecnologias para o agronegócio, inserindo-o em um ambiente de softwares profissionais de última geração ainda durante a formação.
Nela, o estudante tem contato com o que há de mais avançado na área, de sensores e automatização a dispositivos com Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial. Todas as tecnologias são apresentadas de forma a capacitar o futuro profissional para tornar o agro ainda mais eficiente, produtivo, sustentável e dinâmico.

Agricultura digital

“A demanda por profissionais especializados em transformação digital na agricultura está crescendo rapidamente. Estes profissionais já estão chegando no campo, mas ainda existe uma lacuna significativa entre a oferta acumulada e a demanda estimada por profissionais qualificados em agricultura digital”, comenta Maria Fernanda Lopes, coordenadora do curso de AgroDigital da PUCPR. 
“A graduação em AgroDigital foi construída para suprir esse espaço formativo de profissionais que dialogam com estas duas grandes áreas: tecnologia e agricultura”, diz.
No curso de AgroDigital da PUCPR, a inovação é uma experiência tridimensional que se desdobra diante dos estudantes, trazendo um conceito que transcende as fronteiras do ensino tradicional.
“Além de fornecer uma formação integral na parte de tecnologia, agricultura e agronegócio, a Graduação 4D em AgroDigital permite maior flexibilidade e agilidade no aprendizado, com montagem personalizada da grade curricular, projetos práticos e espaços virtuais dedicados exclusivamente para networking e troca de experiências”, destaca a coordenadora.

Grade curricular

Com duração de dois anos e com aulas 100% remotas, o curso traz disciplinas que atendem não só as demandas do mercado, mas também formam uma base sólida do conhecimento do setor. Semestrais, as matérias proporcionam os alicerces fundamentais para a compreensão profunda do universo agrodigital.
“O conhecimento em tecnologia tornou-se essencial para a formação de profissionais que desejam atuar na agricultura. No atual cenário de mudanças climáticas e, com isso, escassez de recursos, o conhecimento em tecnologia será fundamental não apenas para aumentar a eficiência produtiva, otimizando a produção e reduzindo custos, mas também para enfrentar esses novos desafios globais de sustentabilidade”, finaliza.
Ao ingressar no curso, o estudante não apenas aprende, mas personaliza sua jornada de aprendizado. A proposta da Graduação 4D em AgroDigital vai além de simples aulas; é uma imersão em um universo de possibilidades digitais capazes de transformar perspectivas e impulsionar carreiras.
Para saber mais, acesse o site da Graduação 4D da PUCPR ou entre em contato pelo WhatsApp (41) 98506-1944. As inscrições para a graduação digital da PUCPR têm vagas limitadas.