Reflexo da pandemia
No Paraná, solicitações de empréstimo para empreender cresceram 68% em um ano
Os paranaenses parecem estar empreendendo mais desde o início da pandemia do coronavírus. Segundo apresentado em levantamento recente realizado pela Lendico, fintech especializada em empréstimo pessoal online, o mês de fevereiro registrou um aumento de 68% nas solicitações de crédito para abrir um negócio próprio ou investir na empresa, se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Apesar de empreender ser uma tendência em crescimento, representando 32% do número total de pedidos de empréstimos no mês, as requisições de recursos para pagar dívidas ainda lideram as solicitações de crédito no Paraná em 37% das vezes. No entanto, os pedidos feitos com o objetivo de quitar contas, ou substituir aqueles juros por outro menor, apresentaram forte queda – 34% nos últimos 12 meses.
Na terceira posição, aparece o investimento na casa como causa mais recorrente entre os requerimentos de ajuda financeira, responsável por 12% das solicitações em fevereiro deste ano. A categoria se destaca pelo fato de as pessoas estarem passando mais tempo no próprio lar como reflexo da pandemia, motivo que pode ter levado os pedidos de crédito para a casa subirem 20% na comparação com o mesmo período de 2020.