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App do iFood apresenta falha que exibe pedidos de outras pessoas
Usuários do aplicativo de delivery iFood relataram problemas na plataforma, que exibiu pedidos aleatórios de outras pessoas em suas contas na manhã desta sexta-feira (19). Em diversas mensagens nas redes sociais e programas de trocas de mensagens instantâneas, os clientes dizem ter visto os cadastros serem utilizados em outras cidades, com relatos ocorridos em estados do Sudeste e Nordeste do país.
Ao GazzConecta, o iFood afirmou que houve uma falha durante uma atualização do sistema, mas que nenhum pedido foi efetivado e não houve qualquer tipo de vazamento dos dados dos cartões de crédito dos usuários. Em nota, a foodtech esclarece que as informações ficam gravadas apenas no dispositivo das pessoas, e não no banco de dados da plataforma.
Veja a nota de esclarecimento do iFood:
Na manhã de sexta-feira dia 19/06, a plataforma do iFood passou por um problema de atualização com duração de cerca de 30 minutos. A ocorrência foi rapidamente solucionada por sua equipe de tecnologia. A empresa afirma que não houve qualquer tipo de ciberataque à plataforma.
Durante esse breve período, o sistema exibiu dados pessoais dos usuários de maneira aleatória. A empresa reforça que, ainda assim, não foi possível que clientes fizessem pedidos por outras pessoas ou acessassem contas de terceiros.
A empresa esclarece que os meios de pagamento ficam gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, e não são armazenados nos bancos de dados da plataforma. Dessa forma, os dados referentes a esses cartões não sofreram qualquer vazamento.
Por precaução, a plataforma deslogou os usuários impactados, que ficaram impossibilitados de realizar pedidos neste período. A situação já está normalizada e os usuários impactados estão sendo comunicados do ocorrido.
O iFood está à disposição das autoridades eventuais esclarecimentos adicionais e reforça seu compromisso com a segurança das informações de restaurantes e consumidores.