Novidades para o Brasil em 2023
Bard, a inteligência artificial do Google, pode chegar ao Brasil nos próximos meses, afirma presidente da empresa no país
O Bard, ferramenta de inteligência artificial generativa do Google, concorrente do ChatGPT, deverá chegar ao Brasil nos próximos meses. A previsão foi feita pelo presidente do Google Brasil e vice-presidente da Google Inc., Fabio Coelho, no evento Google For Brasil, realizado nesta terça-feira (27) em São Paulo.
Lançado em fevereiro deste ano, o Bard já está disponível em inglês para 180 países. Sua principal característica em comparação ao ChatGPT é a atualização. Enquanto a ferramenta da OpenAI só processa informações disponíveis até 2021, o Bard é capaz de processar informações em tempo real. Outro destaque do chatbot é a criação de códigos para mais de 20 linguagens de programação.
De acordo com o presidente do Google no Brasil, a espera pela versão brasileira se deve a um processo de curadoria e de aperfeiçoamento da ferramenta. “Continuamos melhorando nosso modelo para o país, para a linguagem do português brasileiro. Mas, sem dúvida, estará disponível nos próximos meses, ainda este ano”, afirma.
Anúncio de novidades
Um dos principais anúncios do Google For Brasil foi a movimentação financeira da empresa no país em 2022 por meio de benefícios gerados para empresas por todas as suas plataformas. O montante, que consta no Relatório de Impacto Econômico, produzido pela consultoria Access Partnership, é de R$ 153 bilhões injetados na economia brasileira.
Outro destaque do evento é a utilização da inteligência artificial em novas funcionalidades que serão lançadas ainda neste ano. Elas englobam áreas como educação, turismo e proteção ambiental.
Um dos projetos, chamado Série de Exercícios, utiliza a IA para contribuir na transformação de metodologias de ensino, dentro do Google Sala de Aula, possibilitando maior interatividade e aprendizado personalizado. Outra contribuição está na utilização da inteligência artificial na detecção de incêndios e inundações ribeirinhas em mais de 80 localidades do país, com alertas para usuários do sistema Android.
Também para smartphones com sistema Android, a Carteira Google vai permitir pagamentos com QR Code nos próximos meses. Os brasileiros serão os primeiros no mundo a se beneficiarem da funcionalidade.
Ainda dentre os anúncios feitos pelo Google no evento, estão o novo curso profissionalizante em marketing digital e e-commerce, dentro do programa Certificados Profissionais Google, que será disponibilizado pela plataforma Coursera nas próximas semanas, e o fundo de R$ 10 milhões do Google Play para games independentes, o Indie Games Found, que está na sua segunda edição.
Sustentabilidade
O Google e O Boticário também anunciaram uma parceria inédita para mobilizar os brasileiros em torno da economia circular. A iniciativa vai ajudar as pessoas a encontrar mais facilmente informações sobre pontos de coleta de materiais recicláveis que estejam disponíveis nas proximidades, utilizando o Google Maps.
Além da localização dos pontos de coleta, também serão informados os tipos de materiais que podem ser entregues em cada um deles. Na prática, os brasileiros poderão descobrir onde podem entregar diferentes resíduos que têm em casa, como garrafas plásticas, eletrônicos, baterias, garrafas de vidro, lâmpadas, entre outros.
A parceria prevê a inclusão de 3,5 mil novos pontos de reciclagem em todo o Brasil no Google Maps a partir das próximas semanas, com base em dados coletados pelo eCycle, principal veículo online no Brasil sobre consumo responsável e sustentabilidade.
Os dados serão sinalizados com o atributo de reciclagem da plataforma do Google, com o apoio de O Boticário. O número deve dobrar a partir dos próximos meses e chegar a 10 mil pontos ao longo da parceria de dois anos entre as empresas.
Ao pesquisar na Busca ou no Google Maps termos como “reciclagem de baterias perto de mim”, “reciclagem de cartuchos de tinta perto de mim” ou “reciclagem de sacolas plásticas perto de mim”, entre outros termos, os brasileiros poderão encontrar locais de coleta desses itens que estejam próximos à sua localização. Selecionando o ponto de coleta desejado, as pessoas encontrarão informações atualizadas, como tipo de resíduos que podem ser entregues no local, endereço e telefone, além de conseguir salvar o local para visitar depois e traçar uma rota.