Thumbnail

Equipe da Vendizap, de Toledo, uma das 10 startups mais promissoras do Paraná no Programa TOP10 PR do Sebrae/PR. Crédito: Inove.

Top10 PR

As 10 startups mais promissoras do Paraná em 2024 segundo o Sebrae/PR

GazzConecta
04/10/2024 18:56
O Sebrae/PR anunciou as dez startups mais promissoras do Paraná atendidas pela instituição em 2024. O Programa Top10 PR é uma iniciativa anual que tem o objetivo de identificar e impulsionar as startups com maior potencial em cada região do estado.
Entre os critérios de seleção está o faturamento dos negócios, que deve variar entre R$ 360 mil e R$ 2 milhões nos últimos doze meses. As cidades de Londrina, Toledo e Pinhais tiveram duas startups cada entre as selecionadas, enquanto Curitiba, Dois Vizinhos, Maringá e Cascavel tiveram uma startup por cidade. As informações são do Sebrae/PR.
O processo de seleção passa por um período de inscrição, do qual participaram 25 startups do Paraná, que receberam mentorias coletivas durante seis meses antes da definição do diagnóstico para a eleição das 10 startups mais promissoras. Agora, cada empresa passa por um período de mentorias individuais.
De acordo com Rafael Tortato, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Startups do Sebrae/PR, o TOP10 é um reconhecimento da instituição para as startups do Paraná que mais se destacaram em 2024, apresentando as melhores performances enquanto foram atendidas pelo Sebrae/PR. Ele explica que são cinco os critérios de seleção: soluções inovadoras, qualidade do perfil empreendedor, validação de produtos e serviços pelos clientes, receita, e investimento recebido.
"Ao final das mentorias individualizadas, nosso objetivo é que as startups estejam mais maduras e performando ainda melhor. Dentro do projeto, as consultorias ampliam as conexões desses empreendedores com oportunidades de negócios e investidores no ecossistema”, explica.
Além dos critérios iniciais de qualificação para o programa, outros são levados em consideração. São eles: faturamento bruto dos últimos 12 meses; evolução do faturamento bruto dos últimos 12 meses; evolução do número de clientes ativos no período; número de colaboradores; EBTIDA (lucro antes de juros); e runway (recursos disponíveis). Também são considerados aspectos como assiduidade no comparecimento às mentorias coletivas e eventos presenciais, como o Conecta Paraná e os Encontros Regionais.
As 10 startups mais promissoras do Paraná selecionadas para a segunda etapa do programa (em ordem alfabética e por cidade) são:
  • Checkmob (Pinhais)
  • Cliniconect (Londrina)
  • Daga Agrinavi (Toledo)
  • Fortmobile Contabilidade Digital (Londrina)
  • Leigado (Dois Vizinhos)
  • Protium Dynamics (Maringá)
  • Santé Sistemas Ltda (Cascavel)
  • Startlaw (Curitiba)
  • True Work (Pinhais)
  • Vendizap (Toledo)

Startups mais promissoras do Paraná: alguns cases

Vinda da Região Oeste, a Vendizap é uma plataforma que oferece um catálogo virtual voltado para atacadistas, facilitando a gestão de vendas e otimizando o atendimento aos clientes com uma solução simples e prática para quem busca agilizar o processo de vendas no atacado. André Campos, diretor de operações (COO) da startup, destaca que a empresa vem participando de vários programas do Sebrae/PR desde seu início, há cinco anos.
“Esse ano foi especial, o Top10 foi o programa que mais ‘virou chaves’ dentro da empresa. Tivemos a oportunidade de falar com empreendedores de startups que escalaram, com nove anos de empresa, e perceber que eles passaram pelo mesmo que a gente passou. Vê-los contando dos momentos e das dificuldades que a gente está tendo, foi inspirador e ao mesmo tempo enriquecedor. Isso sem falar nas conexões com outros empreendedores do ecossistema do Paraná”, comenta.
A Cliniconect, de Londrina, oferece soluções tecnológicas de gestão para clínicas de saúde. Crédito: Inove.
A Cliniconect, de Londrina, oferece soluções tecnológicas de gestão para clínicas de saúde. Crédito: Inove.
Já Erick Ferreira Macedo, CEO da Cliniconect, startup de Londrina que oferece soluções tecnológicas de gestão para clínicas de saúde, diz que o programa foi importante para definir os rumos dos negócios.
“Nossa atuação começou com o propósito de facilitar a gestão da saúde de pequenos negócios por meio da tecnologia. Desde então, buscamos soluções inovadoras que consiga entregar valor para esse público. Com apoio e mentoria proporcionados pelo programa TOP10, aperfeiçoamos nosso modelo de negócio, expandindo o nosso impacto e aprendendo com grandes especialistas do mercado”, relata.
A Santé Sistemas, de Cascavel, desenvolve softwares voltados a dentistas e profissionais da odontologia. Segundo o seu CEO e fundador, Thiago Rosa, o TOP10 ajudou a ampliar a estratégia da empresa.
De Cascavel, na região Oeste do estado, a Santé Sistema é uma das 10 startups mais promissoras so Sebrae/PR. Crédito: Divulgação.
De Cascavel, na região Oeste do estado, a Santé Sistema é uma das 10 startups mais promissoras so Sebrae/PR. Crédito: Divulgação.
“Há alguns anos, iniciamos nossa trajetória com um sonho grande e um propósito claro: transformar a vida das clínicas e dos profissionais da saúde com um sistema fácil, prático e centralizado na experiência dos nossos clientes. Participar do Top10 foi maravilhoso. Cada mentoria, feedback e evento nos ajudaram a refinar nossa visão, gestão e aprimorar nossa estratégia. Estamos ansiosos para continuar a nossa trajetória e, juntos, fazer ainda mais pela inovação e transformação nas clínicas pelo Brasil e no mundo”, diz.
De Maringá, Igor Zanella, CEO da Protium Dynamics, conta que a parceria com o Sebrae/PR começou há dez anos. A empresa é pioneira em tecnologia de produção e aplicação de hidrogênio para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Pioneira na tecnologia de produção e aplicação de hidrogênio, a Protium Dynamics, de Maringá, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Crédito: Inove.
Pioneira na tecnologia de produção e aplicação de hidrogênio, a Protium Dynamics, de Maringá, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Crédito: Inove.
“O Sebrae/PR esteve com a gente desde nosso início, em 2014, em toda nossa trajetória desde a concepção e ideação. Agora, que estamos em fase de maturidade, o programa nos trouxe mentorias e vários módulos de altíssimo nível, com empreendedores, casos de sucesso que já passaram por onde estamos, trazendo insights sobre aquilo no qual acertaram ou erraram, tirando dúvidas. Com essas trocas e networking, nós conseguimos cortar alguns caminhos”, conta.