675 milhões de usuários ativos
Spotify registra primeiro lucro anual desde o seu lançamento em 2008
O Spotify anunciou na terça-feira (4) seu primeiro lucro anual desde seu lançamento, em 2008. No quarto trimestre de 2024, a receita do streaming de música cresceu 16%, alcançando 4,24 bilhões de euros, superando as estimativas do mercado. No resultado anual, a empresa sueca atingiu lucro líquido de € 1,14 bilhão.
De acordo com a Reuters, a plataforma, que compete com gigantes como Apple e Amazon no segmento de streaming de música, demonstrou crescimento robusto no último ano, impulsionado por aumentos de preços, expansão de usuários e redução de custos.
A empresa também registrou um número recorde de 675 milhões de usuários ativos mensais (MAU) e 263 milhões de assinantes premium no quarto trimestre. O crescimento de 11% no número de assinantes premium e o recorde de 35 milhões de novos usuários também contribuíram para os resultados positivos. A receita média por usuário (ARPU) cresceu 5%. O quarto trimestre fechou com um lucro bruto de 40%, graças a uma redução de 16% nas despesas operacionais.
Segundo a agência internacional de notícias, o recorde de novos assinantes foi impulsionado pelo Wrapped, a retrospectiva anual do que os usuários mais escutam, que gera grande engajamento nas redes sociais e atrai novos consumidores para a plataforma.
O Spotify também tem investido significativamente em conteúdo visual e vídeos musicais, o que tem atraído mais usuários e ajudado a empresa a se distanciar de sua identidade original como plataforma exclusivamente de áudio. De acordo com Grace Harmon, analista da eMarketer, ouvida pela Reuters, a estratégia "parece estar funcionando."
Daniel Ek, cofundador e CEO do Spotify, destacou que a empresa pretende testar ofertas mais personalizadas para atrair mais assinantes, incluindo um novo plano premium chamado superfans of music, que trará recursos exclusivos. "Para o próximo passo no crescimento da indústria musical, não teremos apenas um produto para todas as pessoas, mas diferentes tipos de produtos e afinidades. Um desses produtos será voltado para superfãs de música", afirmou Ek, citado pela Reuters.
O desempenho de 2024, segundo a Reuters, é resultado de um esforço contínuo da empresa para aumentar sua rentabilidade por meio de preços mais altos e corte de custos, incluindo demissões e redução de gastos com marketing.
Lideranças do agro e food no GazzSummit Agro e Foodtechs
O GazzSummit Agro e Foodtechs vem para ocupar um lugar de destaque nas discussões sobre inovação no agronegócio e no setor de food, conectando especialistas, empresas e startups para debater tendências, tecnologias e os principais desafios desses segmentos, fortalecendo o debate em torno da cadeia produtiva que leva os produtos do campo à mesa do consumidor.
Entre os palestrantes já confirmados estão Dilvo Grolli, presidente da Coopavel; Paulo Maximo, diretor de planejamento e operações de vendas LATAM da CNH Industrial; e Mirella Lisboa, head AgroStart LATAM da BASF. O evento também contará com três grandes nomes do setor supermercadista paranaense: Carlos Beal, sócio-proprietário do Festval; Everton Muffato, diretor do Super Muffato; e Pedro Joanir Zonta, fundador da Rede Condor e presidente do Grupo Zonta.
Promovido pelo GazzConecta, o GazzSummit mantém seu pioneirismo ao abordar, conjuntamente, o agro e o setor de food service, tendo as agrotechs e foodtechs como norteadoras das discussões.
Apresentado pela Gedisa, referência em geração distribuída de energia, e com o patrocínio da Urso Consultoria Empresarial, o GazzSummit será realizado nos dias 26 e 27 de março como parte do Smart City Expo Curitiba, segundo maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do GazzSummit Agro e Foodtechs.